<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Está nervoso ou stressado? Consuma estes alimentos e acalme-se

4 Agosto 2022
Sandra M. Pinto

Seja pelo trabalho ou vida familiar, o stress e a ansiedade marcam presença constante nas nossas vidas.

Uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a saúde e bem-estar. Alguns alimentos dão energia, enquanto outros podem funcionar como calmantes naturais, substituindo medicamentos.

A verdade é que estes alimentos, enquanto calmantes naturais, apresentam-se como boas alternativas para quem tem uma vida agitada, atarefada e não consegue descansar convenientemente.

Todo o tipo de dificuldade em dormir pode provocar diversos danos à saúde, como depressão, obesidade, carências imunológicas e doenças cardiovasculares.

Fique a par de alguns alimentos que funcionam como calmantes naturais:

Grãos integrais: excelentes fornecedores de carboidrato, contêm vitaminas e minerais que podem ajudar a uma melhor absorção de triptofano.

Castanhas e sementes: são fontes ricas em triptofano. Além disso, fornecem magnésio, substância que ajuda no combate aos efeitos da hormona do stress.

Aveia: é fonte de melatonina, conhecida popularmente como a hormona do sono. A substância ajuda a adormecer mais facilmente.

Grão-de-bico, ervilha, feijão, lentilha e soja: fontes ricas de triptofano, além de vitaminas do complexo B,  ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso.

Banana: rica em triptofano, carboidratos e magnésio, responsáveis pela produção de hormonas como a serotonina e melatonina, que contribuem para a qualidade do sono.

Frutas vermelhas e kiwi: são ricas em antioxidantes, que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono.

Maracujá: tem propriedades calmantes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito analgésico e relaxante muscular.