O lúpulo é uma planta é a base de excelentes e maravilhosas cervejas e que cresce no campo. Esta planta, cujo tesouro gastronómico é a flor, tem também nos seus brotos tenros um grande potencial gastronómico muito apreciado na Bélgica e na Alemanha sob o nome de “trufa do norte”.
O lúpulo selvagem é muitas vezes subestimado por ser em grande parte desconhecido. E, pior ainda, muitas vezes é pisado por quem nem sequer o identifica, pois é confundido com erva daninha. Porém, esta erva que cresce espontaneamente na natureza é uma delícia com sabor levemente amargo e notas que lembram nozes. Fica ainda melhor frito em manteiga.
Para surpresa de muitos, embora este ingrediente seja encontrado no campo, é um alimento caro e de luxo e só se encontra nas mesas mais nobres devido ao seu altíssimo preço por quilo.
O lúpulo, o preço é de 1000 euros por 1 kg da erva. O mais difícil é encontrá-la: embora possa parecer paradoxal florescer nos jardins e ser tão rara, os seus botões estão escondidos e camuflados entre tons verdes e brancos.
Cada broto pesa aproximadamente um grama e apenas os 3 centímetros superiores são comestíveis, pois o restante da planta é muito fibroso e é descartado. Além disso, fora da natureza selvagem existem muito poucos produtores que se dedicam ao seu cultivo, centrados nas regiões da Alsácia na França, da Baviera na Alemanha e da Bélgica.