Partilhar

Estas ervas crescem em jardins e florestas: são pisadas por quem não as conhece e, ainda assim, valem uma fortuna

Geralmente essa planta é pisada por quem não a identifica, pois é confundida com erva daninha

24 Maio 2024
Sandra M. Pinto

O lúpulo é uma planta é a base de excelentes e maravilhosas cervejas e que cresce no campo. Esta planta, cujo tesouro gastronómico é a flor, tem também nos seus brotos tenros um grande potencial gastronómico muito apreciado na Bélgica e na Alemanha sob o nome de “trufa do norte”.

O lúpulo selvagem é muitas vezes subestimado por ser em grande parte desconhecido. E, pior ainda, muitas vezes é pisado por quem nem sequer o identifica, pois é confundido com erva daninha. Porém, esta erva que cresce espontaneamente na natureza é uma delícia com sabor levemente amargo e notas que lembram nozes. Fica ainda melhor frito em manteiga.

Para surpresa de muitos, embora este ingrediente seja encontrado no campo, é um alimento caro e de luxo e só se encontra nas mesas mais nobres devido ao seu altíssimo preço por quilo.

O lúpulo, o preço é de 1000 euros por 1 kg da erva. O mais difícil é encontrá-la: embora possa parecer paradoxal florescer nos jardins e ser tão rara, os seus botões estão escondidos e camuflados entre tons verdes e brancos.

Cada broto pesa aproximadamente um grama e apenas os 3 centímetros superiores são comestíveis, pois o restante da planta é muito fibroso e é descartado. Além disso, fora da natureza selvagem existem muito poucos produtores que se dedicam ao seu cultivo, centrados nas regiões da Alsácia na França, da Baviera na Alemanha e da Bélgica.

 

Mais Recentes

Durma bem: comece já hoje a por em pratica estes conselhos

há 7 horas

Depressão Martinho: Monumentos de Sintra vão permanecer fechados

há 10 horas

Devo confiar em influencers para tomar decisões financeiras?

há 10 horas

Os sete pecados capitais estão (finalmente) reunidos à mesa

há 10 horas

MIA Lounge será o primeiro lounge da TAP aberto fora de Portugal

há 10 horas

Dia Mundial da Água: Quooker, a “torneira que faz tudo”, celebra a data

há 11 horas

Será que a comida congelada perde nutrientes?

há 11 horas

Mais de 55 anos: conheça as doenças mais comuns

há 11 horas

Saúde Oral: «90% da população mundial está em risco de sofrer algum tipo de distúrbio», Paulo Ferreira Lopes, médico dentista

há 12 horas

Escalar o Everest vai ficar mais caro para os estrangeiros: «valor é exorbitante»

há 12 horas

Cidade implementa lei para proteger monumentos históricos: multas chegam aos 500 euros 

há 12 horas

Produtos sem glúten têm mais açúcar e menos nutrientes do que alimentos comuns, revela estudo

há 13 horas

A fibra deste cogumelo comum pode proteger contra a gripe, revelam especialistas

há 13 horas

Pode custar 20 milhões de euros por doente: este é o medicamento mais caro alguma vez aprovado

há 13 horas

Rico em vitamina C este vegetal é perfeito para combater a retenção de líquidos e eliminar toxinas

há 13 horas

É isto que acontece quando a bagagem de mão não cabe no compartimento do avião

há 14 horas

Pode ser fatal: como proteger os seus gatos da gripe das aves

há 14 horas

Gatos ganham espaço (e importância) como animais de terapia, revela estudo

há 14 horas

Há localidades portuguesas em risco de despovoamento: calendário diz quais são

há 14 horas

Celulite infeciosa: causada por bactérias provoca lesões dolorosas

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.