Estas são as 10 montanhas mais altas do mundo

Em modo geral, as maiores montanhas do mundo costumam ser definidas pela sua altitude em relação ao nível do mar.

O Monte Everest é um recordista bastante conhecido, mas sabe dizer que outras entram nesta lista? As principais ficam no continente asiático, mais especificamente no Himalaia.

A Civitatis mostra o ranking das 10 montanhas mais altas do mundo.

Monte Everest – Nepal/China
Localizado na subcordilheira de Mahalangur Himal, no Himalaia, entre o Nepal e a China, o Everest tem 8848 metros de altura. Foi escalado pela primeira vez em 1953. Desde então, mais de 3 mil pessoas chegaram ao seu cume. Há duas rotas para subir o Everest: uma pelo sul, do lado do Nepal, e uma pelo norte, no Tibete. A escalada apresenta diversos perigos, como ventos fortes e avalanches, que já fizeram centenas de vítimas.

K2 – Paquistão/China
O K2 fica entre a China e o Paquistão e é a segunda maior montanha do mundo. Apesar de ser mais baixa do que o Everest, com 8614 metros de altura, é considerada a mais perigosa. Além das avalanches, o tempo muda sempre, com nevões, neblina e ventos de até 100 quilómetros por hora! Por cada quatro pessoas que conseguem chegar ao topo, uma acaba por morrer no caminho. O topo do K2 foi alcançado pela primeira vez em 1954 por alpinistas italianos.

Kangchenjunga – Nepal/China
Ao sul do Everest, fazendo parte da fronteira Índia-Nepal, está a terceira montanha mais alta do mundo, o Kangchenjunga. Aliás, já foi considerada a maior montanha do mundo durante décadas até 1852, quando anunciaram que o Everest era, de facto, maior. Com 8586 metros, o Kangchenjunga pode não ser o pico mais alto mundo, mas é um dos mais difíceis de subir. Por esse motivo, a montanha chegou a ter uma taxa de mortalidade de até 22% devido a fortes avalanches e condições precárias. Os primeiros alpinistas do Kangchenjunga pararam mesmo antes do cume e mantiveram a promessa aos governantes Chogyal locais de que o pico da montanha permaneceria intocado.

Lhotse – Nepal/China
Claro, espera-se que as montanhas vizinhas do Everest correspondam ao seu poder, e Lhotse faz jus à reputação. Até faz parte do maciço do Everest, ligando-se à famosa montanha pela passagem sul. Os seus 8516 metros colocam-na a apenas 300 metros do Everest, e o cume do Lhotse pode ser combinado com uma escalada do Everest. Com efeito, os três picos vizinhos Everest, Lhotse e Nuptse são conhecidos como a “Tríplice Coroa”, uma das maiores conquistas do montanhismo.

Makalu
Também localizada entre o Nepal e a China, a montanha Makalu tem 8463 metros de altura. Até hoje, tem sido pouco explorada – cerca de 250 pessoas chegaram ao cume desde 1955. Pelo menos dois portugueses já conseguiram chegar ao cume desta montanha.

Cho Oyo – Nepal/China
A sexta maior montanha do mundo está na Cordilheira do Himalaia e possui 8188 metros de altitude. Localizado a apenas 20 km a oeste do Monte Everest, o monte Cho Oyo foi escalado pela primeira vez em 1954.

 

Dhaulagiri – Nepal
Como Kangchenjunga, pensava-se que Dhaulagiri era a maior montanha do mundo. Desse modo, no início do século XIX, Dhaulagiri ocupou o primeiro lugar no livro dos recordes, talvez porque o seu maciço se estende 120 quilômetros pelo Nepal. No entanto, agora é oficialmente conhecida como a sétima montanha mais alta, com 8167 metros. Dhaulagiri é, porém, a montanha mais alta localizada inteiramente no Nepal. Dentro do conjunto das montanhas com mais de 8 mil metros, é das menos populares devido à sua localização, que é mais remota do que as outras, mas o seu topo não é menos recompensador. Os seus longos cumes oferecem muitas abordagens de dificuldade variável.

Manaslu – Nepal
O oitavo lugar da lista vai para a montanha Manaslu, no Nepal. O Manaslu, com os seus 8156 metros de altitude, é considerado pelos alpinistas como uma das montanhas acima dos oito mil mais “fáceis” de serem escaladas, já que as avalanches não são muito frequentes por lá.

Nanga Parbat – Paquistão
A montanha Nanga Parbat é a nona maior montanha do mundo com 8125 metros de altitude. Localizada na região da Caxemira, no Paquistão, o Nanga Parbat é conhecido como montanha assassina, isto porque a taxa de mortalidade de alpinistas que tentam escalá-la é alta. Ao todo, 68 pessoas já morreram ao tentar explorá-la.

Annapurna – Nepal
Em décimo lugar está a montanha Annapurna, localizada no Nepal. Com 8091 metros de altitude, esta montanha possui ainda outros cinco picos secundários, mas todos com mais de 7 mil metros de altitude. Esta foi a primeira montanha com mais de 8 mil metros de altitude a ser escalada, em 1970. Infelizmente, um dos alpinistas da expedição acabou por morrer na descida do cume após uma avalanche. O Annapurna está entre as montanhas mais perigosas do mundo para os alpinistas.

Ler Mais