Partilhar

Estas são as fobias que podem tornar o Halloween verdadeiramente assustador

O mês de Outubro é para alguns um terror muito pouco divertido.

31 Outubro 2023
Forever Young

Todos os anos milhares de crianças (e adultos) se preparam por esta altura para a noite de 31 de Outubro. Este é um dia aguardado por muitos, sendo conhecido habitualmente como um momento de enorme divertimento. Doces, máscara, brincadeiras, tudo isto vale durante este conhecido feriado norte-americano, que é igualmente festejado um pouco por todo o mundo.

No entanto, para alguns, este mês é apenas um período de stress, ansiedade e terror generalizado. Não existe grande espaço para diversão.

 

Sendo certo que todos podemos ter medo, a verdade é que alguns de nós têm algumas fobias que se diferenciam pela sua intensidade e consequências. Certas experiências traumáticas podem deixar marcas psicológicas difíceis de gerir. As influências socias e culturais podem igualmente contribuir para este problema.

Independentemente de como possam surgir, conheça agora algumas das fobias que são particularmente difíceis de gerir durante a época de Halloween.

 

  1. Coulrofobia: o medo de palhaços

Atualmente uma das máscaras mais populares é a do “palhaço assassino”. Se para qualquer um esta é uma imagem sempre algo assustadora e sinistra, para alguns esta máscara é sinónimo de verdadeiro terror

A coulrofobia corresponde a um medo de palhaços. Esta é uma personagem que pode mexer com os nossos instintos e sensações de seguranças devido ao facto de serem completamente fora da norma. Fingem emoções, assumem comportamentos erráticos e são altamente imprevisíveis – tudo fatores que vão contra o desejo de previsibilidade do nosso cérebro. O portal Psychology Today estima que cerca de 12% da população americana possa sofrer com este tipo de fobia.

 

  1. Nictofobia: o medo do escuro

Os seres humanos têm uma dificuldade grande a ver quando está escuro. Isto é algo que nos torna mais vulneráveis durante este período do dia. Não é assim de estranhar que a maior parte dos filmes de terror ocorram durante a noite.

A nictofobia – fobia do escuro – é influenciada por três importantes fatores: catastrofização, reconhecimento de padrões e sugestão. O facto de o nosso cérebro não ter a capacidade de identificar perigos (por não conseguir ver bem) determina que este assuma um constante modo de ansiedade que o prepare para o pior cenário possível. O escuro impossibilita igualmente a capacidade de identificar padrões familiares, estimulando, por outro lado, imagens sugestivas que nos podem enganar. Durante a noite temos uma maior tendência para esperar a qualquer altura um susto ou perigo mortal.

 

  1. Tafofobia: o medo de ser enterrado vivo

Antigamente este até não era considerado um receio irracional. A verdade é que a falta de conhecimento e de equipamentos médicos determinava que infelizmente muitas pessoas acabavam por ser declaradas morta e enterras antes do tempo.

O medo fundamental associado à tafofobia está associado a uma experiência de sofrimento prolongado que esteja na origem de uma forte solitária. Ser enterrado vivo combina todos estes elementos e vai contra tudo aquilo que caracteriza um animal social.

 

  1. Aracnofobia: o medo de aranhas

Este é provavelmente um dos animais mais associados a este período do ano. Uma pessoa que tenha uma fobia de aranhas tende a sentir-se ansiosa sempre que se encontra num local em que uma aranha possa estar. Ver este animal pode dar origem a uma enorme e descontrolada sensação de terror.

Muitos defendem que este receio algo comum está associado a um instinto de sobrevivência que nos leva a querer fugir de tudo aquilo que nos possa matar. E é certo que existem certas aranhas que o conseguem fazer.

Dada a quantidade de imagens e decoração relacionadas com este animal durante o Halloween é compreensível que estas pessoas desejem passar o mês de Outubro fechadas em casa.

 

  1. Tanatofobia: o medo da morte

Toda a tradição do Halloween está associada a possibilidade de contactar os mortos. Muitas culturas ancestrais celebram feriados em torno deste tópico. Lembrar a memória e o legado dos nossos antepassados pode ser um exercício bonito, no entanto, é algo que inevitavelmente nos relembra que todos vamos acabar por falecer.

Contemplar a nossa morte – e a dos que nos rodeiam – é algo que por vezes todos acabamos por fazer. No entanto para certas pessoas este tipo de pensamentos gera um estado intenso de ansiedade e medo que pode ter consequências graves no seu bem-estar. A sensação de vazio, de agitação e urgência toma conta de toda a sua existência. Este tipo de fobia está muitas vezes associado a outros tipos de medos, problemas e doenças.

 

 

 

 

Mais Recentes

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 25 minutos

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 17 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 17 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 18 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 19 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 19 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 20 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 20 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 21 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 22 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 23 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 24 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 1 dia

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 1 dia

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 1 dia

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 1 dia

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.