Um grupo de cientistas italianos, liderado por Carmelinda Ruggiero, da Divisão de Gerontologia e Geriatria da Universidade de Perugia, revelou mais sobre os benefícios da vitamina D.
«O envelhecimento é um processo complexo e multifatorial, marcado pelo declínio progressivo das funções dos órgãos, levando à fragilidade e ao aumento da suscetibilidade para doenças relacionadas com a idade», escreveram os cientistas num estudo publicado na revista Nutrients .
À medida que as pessoas envelhecem, muitas vezes apresentam inflamação e desequilíbrio de bactérias no intestino, conforme relatado no The Sun.
«As características do envelhecimento são um conjunto de mecanismos biológicos interligados que, individual ou sinergicamente, contribuem para danos moleculares e celulares, potencialmente iniciando e acelerando o aparecimento de doenças relacionadas com a idade», explicam os investigadores.
Depois de investigar uma série de estudos relacionados com a idade, a equipa de pesquisa afirmou que o suplemento poderia ter um impacto positivo.
«A vitamina D parece regular e influenciar várias características do envelhecimento através de vias genómicas e não genómicas», sugeriram. «Com base nos estudos clínicos disponíveis, podemos concluir que a vitamina D pode contribuir para a estabilidade genómica».