Estes são os 5 locais mais sujos da sua casa. Consegue adivinhar algum?

Está na hora de arregaçar as mangas e começar a limpar. Descubra aqui por onde deve começar.

Se perguntar a alguém qual é o local mais sujo das suas casas, o que pensa que eles vão responder? O mais provável é que indiquem a casa-de-banho como sendo a área mais “problemática”. No entanto a verdade pode ser bem diferente (e surpreendente).

Sendo certo que a zona da casa-de-banho contem locais cheios de germes e impurezas, a verdade é que é a cozinha a área mais infestada, de acordo com os especialistas.

A NSF International – uma das principais organizações internacionais de saúde pública e segurança – determinou recentemente uma listagem dos objetos habitualmente mais “sujos”. De acordo com estes especialistas, “os locais quentes e húmidos das nossas casas são as zonas prediletas dos germes e bactérias”.

Conheça aqui o top 5 dos locais mais sujos e saiba como os deve (efetivamente) limpar ou lavar.

  1. Máquina de café

Usamos este instrumento todos os dias e lavamos o bule com frequência, no entanto isso não resolve todos os problemas. A verdade é que é no reservatório da água que se acumulam muitos germes. De acordo com a investigação da NSF, cerca de 50% das cafeteiras testadas apresentavam sinais de bolor ou bactérias.

Como limpar? Sempre que acabar a utilização, tente limpar o reservatório com um pano. Uma vez por semana tente lavar tudo com a ajuda de um pouco de vinagre.

  1. Pratos de comida dos animais de estimação

É normal que a comida que coloque nos pratos dos seus animais de estimação acabe por ficar bastante tempo nestes recipientes. Estes locais tornam-se assim com facilidade zonas de concentração de germes, que podem inclusive colocar em causa a saúde dos seus cães e gatos.

Como limpar? Estes pratos de comida e bebida devem ser limpos todos os dias. Seja na máquina de lavar ou à mão, o importante é que não deixe acumular a sujidade.

  1. Suporte de escova de dentes

Sempre que acaba de lavar os dentes, tenta agitar a escova para retirar o excesso de água, certo? Mesmo assim é natural que alguma dessa água se acumule no fundo dos copos ou suportes onde coloca as escovas. De acordo com a NSF, cerca de 27% destes locais revelaram conter diversos tipos de germes.

Como limpar? Estes tipos de copos e suportes podem muitas vezes ser colocados na máquina de lavar. Tente fazer isto pelo menos uma ou duas vezes por semana.

  1. Lava-loiças

Por um segundo tente pensar em tudo aquilo que coloca no seu lava-loiças. A verdade é que ao longo dos dias é aqui que acaba por ficar muita da sujidade e das bactérias provenientes dos vegetais, das batatas, assim como de alguns objetos que escolhemos lavar neste local. Não será assim por acaso que quase metade dos lava-loiças testados pelo NSF tenham revelado índices altos de bactérias.

Como limpar? Deve lavar todas as semanas o seu lava-loiças com desinfetante. Existem igualmente alguns produtos complementares que podem ajudar a retirar os germes do ralo e das tubagens.

  1. Esponja da cozinha

Ora este é sem qualquer dúvida o objeto mais sujo de toda a sua casa. De acordo com a investigação da NSF, cerca de 75% dos lares tinham esponjas e panos de limpeza com bactérias perigosas. A verdade é que usamos estes instrumentos para limpar quase tudo. Assim é natural que se acumulem germes nestes panos e esponjas, sobretudo quando deixamos que a humidade se acumule.

Como limpar? Estes utensílios devem ser lavados e desinfetados diariamente. Um bom truque é colocar estas esponjas no micro-ondas durante um minuto todos os dias para eliminar as bactérias. De qualquer forma é sempre importante que substitua regularmente estes utensílios. A recomendação da NSF é que o faça de 2 em 2 semanas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...