Com o passar do tempo, as células no nosso corpo tornam-se mais frágeis e danificadas. Vários fatores contribuem para esta situação e podem ir desde uma maior exposição solar até o hábito de fumar tabaco. Sendo certo que os cancros se podem desenvolver na juventude, a probabilidade de surgirem após 50 anos é consideravelmente maior.
Em Portugal, a maioria dos casos de cancro afetam pessoas com mais de 65 anos. Já nos EUA, os dados mais recentes apresentados pela American Cancer Society, apontam para que 80% de todos os casos diagnosticados por ano nos Estados Unidos sejam relativos a pessoas com mais de 55 anos. Estes números revelam bem a forma como o envelhecimento é um claro fator de risco para o aparecimento deste tipo de problemas oncológicos.
O cancro pode surgir de diferentes formas e afetar diversas regiões do seu corpo. Estes são os 5 tipos mais comuns, e que devem preocupar mais qualquer homem ou mulher que atinja a meia-idade.
- Mama
Este é o tipo de cancro mais frequente nas mulheres. Embora possa afetar mulheres mais novas, este é um problema que é mais proeminente após os 40 e sobretudo após a menopausa. A genética, o historial reprodutivo e a dimensão da mama, são outros dos fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento deste tipo de cancro.
Sendo certo que também os homens podem ser diagnosticados, a verdade é que em Portugal correspondem a menos 1% dos casos de cancro da mama.
- Próstata
As estatísticas apontam para que 1 em cada 9 homens adultos possam vir a ser diagnosticados com este tipo de cancro. Esta é a doença oncológica mais frequente nos homens, e em particular para todos aqueles com mais de 65 anos. O historial familiar, a etnia africana e a dieta são outras questões que podem aumentar o risco de aparecimento deste tipo de cancro.
- Pulmão
Este é o tipo de cancro mais mortal. O grupo demográfico entre os 55 e 80 anos de idade é aquele que apresenta um maior risco associada a esta doença. É mais frequente em homens do que em mulheres. Ser fumador aumenta consideravelmente o risco de surgimento de cancro do pulmão, mas não é certamente a única causa. Recentemente, a investigação científica tem vindo a demonstrar de que forma as mutações do gene ALK podem igualmente contribuir para o aparecimento de cancro do pulmão.
- Colón e reto
Tal como os outros tipos de cancro, o risco de aparecimento aumenta à medida que envelhece. Em Portugal, mais de 4 000 pessoas morrem na sequência de cancro colo-rectal. A alimentação poderá desempenhar aqui um importante papel na diminuição do risco. Os estudos apontam para que uma dieta pescatariana possa ser importante para reduzir o aparecimento deste tipo de cancro.
- Estomago
Bastante mais proeminente nos homens do que nas mulheres, este é um tipo de cancro que pode ser particularmente perigoso por não demonstrar grande sinais e sintomas nas suas fases iniciais. Bastante mais comum em adultos com mais de 55 anos, este cancro afeta também mais a etnia africana do que a caucasiana. Sintomas como náuseas frequentes, azia, dor no abdómen, perda de apetite ou cansaço devem ser sinais de alerta.