Um estudo da CSA Research, revelou que apenas 29,2% das pessoas em Itália bebem água da torneira todos os dias – e que quase metade (43,3%) bebe exclusivamente água engarrafada, refere a EuroNews.
O estudo revela que «a Itália é o maior consumidor de água engarrafada na Europa e o segundo maior a nível mundial, a seguir ao México, onde a água da torneira não é tão segura para beber».
A água da torneira na maior parte da Itália não só é perfeitamente segura para beber, como também é a quinta melhor em toda a Europa em termos de qualidade geral, depois da Áustria, Suécia, Irlanda e Hungria.
Mas porque é que os italianos não gostam tanto de beber água da torneira e porque é que a água engarrafada é tão popular?
A investigação da CSA revelou que «cerca de 29% das pessoas que só bebem água engarrafada dizem que o fazem porque não gostam do sabor da água da torneira. Outras quatro em cada dez pessoas dizem que não “confiam” na água da torneira, enquanto cerca de três em cada dez inquiridos consideram a água engarrafada mais segura», refere a noticia.
Na Europa, estima-se que «existam cerca de 75 milhões de consumidores de água engarrafada, sendo que 80% dos consumidores do norte do continente preferem água com gás. A Itália está à frente de muitos países europeus no que diz respeito ao consumo de água engarrafada, mas outros não ficam muito atrás».
O estudo de mercado da GlobalData concluiu em 2022 que, depois da Itália, a Alemanha, com 167 litros per capita, vem em segundo lugar. Portugal vem a seguir com 140 litros per capita por ano, depois a Hungria com 138,8 litros per capita, seguida de Espanha com 135,4 litros.
«Os portugueses estão entre os maiores consumidores europeus de água engarrafada. No entanto, segundo os números da EPAL, empresa de capitais públicos que fornece água a 33% do território nacional, não há razão para que isso aconteça», refere a Euronews.
Em termos globais, a investigação concluiu que 48% das bebidas não alcoólicas consumidas na UE em 2022 eram água engarrafada.