Os dados revelam que os portugueses vão usar esta época de descontos para fazerem as suas compras de Natal (45,7%) e de tecnologia (34,5%), com a maioria dos consumidores a planear as suas aquisições de forma consciente e cautelosa. Apenas 10% dos inquiridos afirmou que não vai fazer nenhuma compra esta Black Friday.
Com os presentes de Natal e artigos de tecnologia no topo das preferências, são os inquiridos do sexo masculino a mostrar uma particular atenção para este tipo de produtos (47,8% dos homens inquiridos), enquanto a maioria das mulheres (29%) irá privilegiar as compras de produtos de vestuário e calçado.
Preferência pela pesquisa de produtos online entre as várias gerações
Outro ponto destacado por este inquérito é o forte apelo do universo digital para os consumidores portugueses, independentemente do seu género ou idade. Mais de metade dos inquiridos (54,6%) planeia pesquisar online e efetuar as suas compras online, incluindo mesmo as faixas etárias mais altas: entre os consumidores de 55 a 65 anos, 37,7% afirma que vai preferir pesquisar e comprar online, em comparação com 29% que opta pela pesquisa em loja e compra também em lojas físicas. Ainda assim, 28,4% dos inquiridos deste grupo afirma que, apesar de realizar as compras em loja física, vai fazer as suas pesquisas de produtos online.
Consumo será cauteloso e planeado
Em termos de orçamento, os portugueses mostram-se conscientes e moderados nos gastos. Apenas 3,6% afirma que provavelmente vai acabar por gastar muito durante esta Black Friday. Em contraste, quase metade dos respondentes (45,5%) indica que já está a monitorizar os preços para garantir que faz um bom negócio. Além disso, 31% dos inquiridos planeia tirar partido das promoções para comprar artigos que já precisaria de adquirir, mas a um custo mais vantajoso.
Homens dispostos a gastar mais dinheiro do que as mulheres
O inquérito da Klarna também mostra diferenças entre homens e mulheres nas previsões de valores médios que pretendem gastar. Entre todos os homens entrevistados, 28,9% planeia gastar até 250 euros, enquanto o intervalo de valores mais apontado pelas mulheres (28,4%) pretende limitar o orçamento a 100 euros. Essa diferença reflete-se nas preferências de compra, com os homens mais inclinados a adquirir tecnologia, produtos geralmente mais caros. No que respeita aos métodos de pagamento, o cartão de débito surge como a opção preferida para 60,2% dos inquiridos, com as opções de pagamentos flexíveis e sem juros a serem apontadas por 3,9% das pessoas.