O estrógeno é a principal hormona sexual feminina. Participa da ovulação, conceção e gestação, e é responsável pela manutenção da integridade óssea e regulação dos níveis de colesterol.
Mas também interfere:
- na textura da pele feminina (a sua falta causa diminuição do brilho e elasticidade da pele);
- na distribuição de gordura (a sua falta causa aumento da gordura corpórea para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga);
- o equilíbrio entre as gorduras no sangue (o estrógeno também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e hdl-colesterol). Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares;
- na fixação do cálcio nos ossos. Depois da menopausa, grande parte das mulheres passa a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
O estrógeno efeito importante no revestimento interno do útero, no endométrio e no ciclo menstrual. Se desequilibrado pode afetar a saúde:
- vagina seca
- irritabilidade e a depressão
- causa as ondas de calor em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres
- dor de cabeça por causa da dilatação dos vasos sanguíneos;
- interfere na produção das hormonas da tireoide.
Mantenha a produção de estrogénio equilibrada :
– com uma dieta saudável, evitando comidas ricas em açúcar e carboidratos. Coma proteínas magras e comidas baixas em gordura e ricas em fibra.
– faça exercício, mas não exagerado .
– coma sementes de linhaça, Vitamina C, caroteno, vitaminas do complexo B e cereais integrais
– Pare de fumar