<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Estudo revela que 95% dos portugueses já se inspiraram em filmes, séries e livros para escolher viagens

1 Outubro 2025
Forever Young

Já pensou em visitar o castelo de Winterfell, passear pelos corredores de Hogwarts ou explorar paisagens dignas de “Interstellar”? Para a maioria dos portugueses, a resposta é sim.

Um novo estudo da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa, mostra que 95% dos viajantes portugueses já se deixaram influenciar por filmes, séries, livros ou outros conteúdos culturais na hora de escolher um destino de férias.

O poder da ficção nas escolhas de viagem

Entre os formatos que mais inspiram, destacam-se os documentários (50%), seguidos de filmes e vídeos (46%), séries (30%), livros (15%) e até podcasts (14%). Curiosamente, a influência varia consoante a idade:

  • 65+ anos: preferem destinos inspirados em documentários (71%).

  • 18-24 anos: são mais impactados por filmes e vídeos (57%).

Transformar histórias em realidade

Dois terços dos portugueses (67%) afirmam que estariam dispostos a viajar para qualquer parte do mundo para conhecer os cenários das suas histórias favoritas. Outros preferem manter os pés mais assentes no chão: 23% limitariam a viagem ao continente europeu, e 8% não sairiam de Portugal.

Que universos inspiram mais os portugueses?

  • Históricos: “Game of Thrones” e “Vikings” lideram (46%).

  • Mágicos: “Harry Potter” ou “The Witcher” (38%).

  • Espaciais: “Star Wars”, “Interstellar” ou “Dune” (23%).

  • Aquáticos: “Avatar” ou “Aquaman” (20%).

  • Futuristas: “Blade Runner” (19%).

Portugueses no pódio mundial

A nível global, só italianos (97%) e americanos (96%) se deixam inspirar mais do que os portugueses por universos ficcionais. No extremo oposto, franceses (84%), ingleses (47%) e alemães (49%) são os menos propensos a embarcar em viagens inspiradas por filmes ou livros.