Um novo estudo da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa, mostra que 95% dos viajantes portugueses já se deixaram influenciar por filmes, séries, livros ou outros conteúdos culturais na hora de escolher um destino de férias.
O poder da ficção nas escolhas de viagem
Entre os formatos que mais inspiram, destacam-se os documentários (50%), seguidos de filmes e vídeos (46%), séries (30%), livros (15%) e até podcasts (14%). Curiosamente, a influência varia consoante a idade:
-
65+ anos: preferem destinos inspirados em documentários (71%).
-
18-24 anos: são mais impactados por filmes e vídeos (57%).
Transformar histórias em realidade
Dois terços dos portugueses (67%) afirmam que estariam dispostos a viajar para qualquer parte do mundo para conhecer os cenários das suas histórias favoritas. Outros preferem manter os pés mais assentes no chão: 23% limitariam a viagem ao continente europeu, e 8% não sairiam de Portugal.
Que universos inspiram mais os portugueses?
-
Históricos: “Game of Thrones” e “Vikings” lideram (46%).
-
Mágicos: “Harry Potter” ou “The Witcher” (38%).
-
Espaciais: “Star Wars”, “Interstellar” ou “Dune” (23%).
-
Aquáticos: “Avatar” ou “Aquaman” (20%).
-
Futuristas: “Blade Runner” (19%).
Portugueses no pódio mundial
A nível global, só italianos (97%) e americanos (96%) se deixam inspirar mais do que os portugueses por universos ficcionais. No extremo oposto, franceses (84%), ingleses (47%) e alemães (49%) são os menos propensos a embarcar em viagens inspiradas por filmes ou livros.