É a primeira ligação fixa da Grã-Bretanha ao continente europeu desde o desaparecimento da ponte de terra que ligava o Canal da Mancha ao continente, o que deve ter ocorrido há cerca de 450 mil anos.
A construção do túnel ferroviário submarino – que tem cerca de 50,46 quilómetros e conecta Folkestone, na Inglaterra, a Coquelles, na França, no Estreito de Dover – foi motivo de muito comemoração em toda a Europa.
A construção do túnel do Canal da Mancha teve inicio em 1988, quando 13 mil trabalhadores começaram a escavar o espaço para dois túneis ferroviários submarinos, com o uso de 11 perfuradoras.
Em 1989, o governo britânico faz a proposta para que a nova linha, que teria comboios de alta velocidade, passasse também por Peckham. Embora tenha ocorrido muito alvoroço, o plano foi rejeitado e os dois túneis deveriam passar por Stratford.
Um momento marcante dessa história partilhada entre Reino Unido e França ocorreu em 1990, quando um inglês e um francês, os mineiros Graham Fagg e Phillippe Cozette, se encontraram a meio do túnel e trocaram bandeiras dos seus países, realizando um ato simbólico.
A 6 de maio de 1994, a Rainha Isabel II e o presidente francês François Mitterrand embarcaram juntos num Rolls-Royce em Calais, de onde seguiram a bordo do Le Shuttle, até Folkestone, inaugurando oficialmente o túnel.