É inegável que a sensação de cansaço em excesso pode significar apenas que a pessoa se sente sobrecarregada e precisa descansar. Mas o cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes ou alterações da tireoide.
Com estes suplementos a situação pode ser resolvida, mas se tal não acontecer consulte o médico:
Coenzima Q10 (CoQ10)
Composto que ajuda o organismo a produzir energia naturalmente nas células. A sua produção tende a diminuir com a idade, por isso é aconselhável consumir um suplemento dietético contendo esta enzima.
Vitamina B12
A vitamina B12 ajuda a transformar a comida em energia que as células do organismo vão usar. Protege os nervos e as células do sangue, e assim ajuda a prevenir a anemia, que causa fraqueza e fadiga.
Ferro
Desempenha um papel importante na formação da hemoglobina. Sem os níveis adequados de ferro, os glóbulos vermelhos não são capazes de transportar o oxigénio de maneira eficiente para os tecidos do corpo, resultando em anemia, o que causa fadiga e falta de energia.
Creatina
O papel da creatina no corpo humano é manter um nível estável de energia na célula e fornecer energia rápida e disponível quando o corpo a requer. Consumir um suplemento contendo este composto previne fadiga e depressão.
Citrulina
Produz óxido de nitrogénio no corpo, que expande os vasos sanguíneos e permite o aumento de nutrientes, ao mesmo tempo que fornece oxigénio às células do organismo, aumentando assim a energia e diminuindo a fadiga.
Melatonina
Hormona que ajuda a dormir. Quando há exposição excessiva à luz azul no escuro, o nível de melatonina diminui e causa insónia, que pode se tornar crónica e levar à fadiga e baixa energia. O consumo de melatonina ajuda a regular a fadiga.
Tirosina
A tirosina é um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo e é comumente encontrada em alimentos ricos em proteínas, incluindo frango, ovos e laticínios. A tirosina produz substâncias químicas cuja função é enviar mensagens para o cérebro, e a falta de produção leva a uma diminuição na concentração e baixo nível de energia.