É tempo de os miúdos descontraírem e, são muitas as famílias que aproveitam para colocar as consultas em dia. Na Power Clinic, a Osteopatia Pediátrica oferece uma abordagem suave e não invasiva para apoiar o desenvolvimento saudável das crianças, desde recém-nascidos até adolescentes.
Através de técnicas manuais específicas, promove a mobilidade articular, alivia desconfortos como cólicas ou refluxo, e estimula o desenvolvimento motor e neurológico. Esta prática holística, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, atua preventivamente, corrigindo desequilíbrios posturais e musculares que podem surgir durante o parto ou crescimento.
Nestes dias de férias aproveite para fazer um check up postural aos mais pequenos com a equipa de Osteopatia Pediátrica e reveja o peso das mochilas da escola.
Esta pausa festiva é o momento ideal para combinar cuidados preventivos – garantindo que os mais pequenos regressem às aulas com saúde integral e hábitos que protegem seu desenvolvimento a longo prazo.
Se, por acaso, for viajar para praticar desportos de inverno como Ski, Snowboard, Raquetes de neve, entre outros desportos apetecíveis nesta altura do ano, a Power Clinic deixa-lhe algumas recomendações:
– Preparação prévia com treino físico regular: fortaleça músculos das pernas, core e ombros para melhorar resistência e equilíbrio.
– Aquecimento e alongamentos: Dedique 5-10 minutos a exercícios leves e alongamentos dinâmicos antes de iniciar a prática do desporto.
– Proteções: Capacete, óculos de neve e luvas são obrigatórios. Opte por roupas térmicas em camadas, impermeáveis e respiráveis.
– Ajuste correto: Verifique fixações de esquis/ pranchas e tamanho das botas para evitar torções ou quedas.
– Técnica de queda: Treine cair de lado ou sobre os glúteos para proteger cabeça, punhos e joelhos – principais áreas afetadas em acidentes.
– Respeite limites: Escolha pistas adequadas ao seu nível (código de cores: verde/azul para iniciantes, vermelho/preto para avançados).
– Hidratação e pausas: Beba água mesmo sem sede, pois o frio mascara a desidratação, que prejudica coordenação e reflexos.
As lesões mais comuns associadas ao esqui e ao snowboard incluem entorses do ligamento colateral medial do joelho, lesões do ligamento cruzado anterior e fraturas do punho, ombro e tornozelo. Na maioria dos casos, podem ser evitadas ao seguir as regras de segurança.