À medida que os portugueses começam a planear as suas merecidas pausas, os burlões podem tentar tirar partido dos momentos de maior procura, recorrendo a anúncios falsos, sites fraudulentos, chamadas telefónicas ou até publicações em redes sociais.
Para ajudar a manter os viajantes seguros no ciberespaço, a Airbnb uniu-se à Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para partilhar conselhos, apelando, ao mesmo tempo, a uma maior vigilância e à utilização de plataformas seguras e de confiança.
Para o Subintendente Sérgio Soares, Porta-voz da Polícia de Segurança Pública: “Com o aproximar da época de férias, aconselhamos vivamente todo o viajante a ter mais cuidado ao fazer as suas reservas. Torna-se cada vez mais importante que esteja alerta e seja cauteloso nas suas decisões, solicitando informações e partilhando dúvidas que possam surgir com pessoas da sua confiança, pois à medida que mais pessoas tomam conhecimento das burlas, os burlões tornam-se cada vez menos bem-sucedidos. Se suspeitar que está a ser vítima de burla, guarde todas as trocas de comunicações (números de contacto, mensagens, emails, fotos, recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes), e denuncie de imediato o crime à PSP.”
Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, indica que: “o comportamento humano relativamente às tecnologias digitais é um dos fatores mais determinantes para a segurança do ciberespaço. A grande exposição aos riscos, por parte das pessoas e organizações, exige uma maior consciência e literacia sobre boas práticas nos meios digitais, nomeadamente durante o período de férias, durante o qual todos nós temos tendência a baixar as nossas defesas. O CNCS disponibiliza no seu site recursos de sensibilização, entre os quais cursos online gratuitos, que ajudam a que, mesmo em férias, possamos estar ciberseguros.”
Jaime Rodríguez de Santiago, Diretor-Geral da Airbnb Marketing Services, acrescenta que: “À medida que as pessoas reservam as suas férias de verão, os burlões procuram tirar partido de quem está à procura de uma boa oportunidade, tornando ainda mais essencial estar atento. A nossa parceria com a Polícia de Segurança Pública e o Centro Nacional de Cibersegurança permite alertar para os principais sinais de alarme. Encorajamos os nossos hóspedes a comunicar, reservar e pagar através da Airbnb, onde temos diversas salvaguardas implementadas, como os nossos processos de pagamento seguro e políticas como a AirCover. Recomendamos ainda que nos reportem sites suspeitos ou e-mails de phishing, para que possamos investigar e acionar os mecanismos necessários junto de entidades competentes. Em 2024, a nossa equipa detetou e combateu cerca de 3.200 domínios de phishing operados por terceiros a nível global.”