Partilhar

Folha de mirtilo é aposta para tratamento da Esclerose Múltipla

Ideia pretende valorizar o subproduto agrícola, atualmente desaproveitado.

27 Novembro 2018
Forever Young

Um projeto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de mirtilo para o tratamento da Esclerose Múltipla. Tem em vista a criação de produtos com propriedades neuroprotetoras e neuroregeneradoras para uso terapêutico na Esclerose Múltipla e em doenças do foro neurológico e psiquiátrico.

A equipa de investigação encontra-se a desenvolver uma nova tecnologia de obtenção de compostos fenólicos (CF), presentes em elevado teor nas folhas de mirtilo, que são capazes de atuar no Sistema Nervoso Central.

Os investigadores responsáveis pelo projeto, Sofia Viana e Flávio Reis, explicam que «utilizando as propriedades terapêuticas da folha de mirtilo, estaremos a tirar partido dos recursos endógenos» e, ao mesmo tempo, a valorizar «um subproduto atualmente desperdiçado», acrescentam.

Este projeto reúne uma equipa de investigação multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com experiência técnica nas áreas de farmacologia, neurologia e fitoquímica, em colaboração com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto.

Além dos conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento do projeto, este formou uma parceria estratégica com a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde CRL (COAPE), essencial para valorizar a folha de mirtilo enquanto subproduto agrícola.

Atribuição da Bolsa de Ignição do programa INOV C2020

Este foi um dos 15 projetos contemplados com uma bolsa financeira, suportada por um financiamento FEDER máximo de 8.500€, igual em todas as bolsas.

As Bolsas de Ignição do programa INOV C 2020 foram atribuídas em meados de 2018 a quinze projetos de investigação científica com aplicabilidade comercial. Os projetos, que pretendem alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro, representam um investimento total de 150.000 mil euros da FEDER.

O consórcio INOV C 2020 apoia projetos inovadores em Portugal e é liderado pela Universidade de Coimbra. Fazem parte ainda: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley.

O objetivo do projeto INOV C 2020 é consolidar a Região Centro enquanto referência nacional na criação de produtos e serviços resultantes de atividades de Investigação e Desenvolvimento.

Fazem também parte da missão deste programa a consolidação do ecossistema de inovação, através da incorporação de uma oferta ampla de recursos, infraestruturas e respostas a desafios específicos.

Mais Recentes

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 6 horas

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 7 horas

Óbito: Morreu um dos homens mais velhos de Braga. Domingos Ribeiro da Silva tinha 103 anos

há 7 horas

Precisa de carregar o seu telemóvel rapidamente? Siga estas dicas

há 7 horas

Cientistas constroem um manual de todas as células humanas: “o Google Maps de biologia”

há 8 horas

Está chegar uma nova depressão: tem o nome de Caetano e vai trazer chuva, rajadas até 70 km/h e agitação marítima

há 9 horas

Até 31 de dezembro os proprietários podem pedir a reavaliação dos seus imóveis: mas vale a pena, será que vai pagar menos IMI?

há 10 horas

É a loucura pelas novas botas da Zara: elegantes e confortáveis ​​vão salvar o outono

há 10 horas

Estudo revela que existem 3 tipos de donos de cães: qual é o seu?

há 10 horas

Viajar e pagar pouco é o sonho de todos, mas há cuidados a ter: revelamos quais e como os resolver neste guia “low cost”

há 11 horas

É um dos destinos mais concorridos em Portugal, mas no Natal ganha novo colorido: venha descobrir a Madeira no “mês da festa»

há 12 horas

Opinião: «Alienação parental pode ter um impacto profundo na saúde mental das crianças envolvidas», Paulo Dias, Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta

há 12 horas

Dia Europeu da Fibrose Quística: «Sendo uma doença genética não é possível prevenir a fibrose quística», Marta Amorim, especialista em Genética Médica da AIM Cancer Center

há 13 horas

«O rei Carlos III nega-se a pagar para Meghan se divorciar de Harry», revela este jornal

há 13 horas

Óbito: Morreu o relações-públicas José Agualuza

há 14 horas

Entidades mandam retirar do mercado esta popular fruta devido à presença de um agente cancerígeno

há 14 horas

Nem água nem refrigerantes ‘zero’: esta é a bebida que ‘mata’ gorduras e reduz as inflamações

há 14 horas

Estes signos vão receber uma “batelada” de dinheiro nos próximos dias: será o seu um deles?

há 14 horas

A “guerra” está iminente: «É preciso proteger a saúde púbica», alertam responsáveis

há 14 horas

Oncologia: Serviço Nacional de Saúde terá até final do ano os primeiros farmacêuticos com competência na área

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.