<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Fungos nas unhas: descubra como resolver (de vez) este problema

1 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Tratar da saúde de suas unhas é fácil e está ao seu alcance.

A infeção fúngica é responsável por 50% de todas as doenças das unhas. Apesar de ser uma doença muito comum, é difícil de erradicar, mas não impossível.

A infeção é causada por um fungo do gênero Cândida. Quando proliferam nas unhas, provocam um aumento na espessura das suas camadas, deformando-as e, por vezes, quando a infeção é grave, provocam a perda da unha.

Podem ainda causar mudanças na cor das unhas, desde tonalidades como amarelo, verde, azul e até o preto, dependendo muito do caso e da gravidade do mesmo.

Os fungos nas unhas também podem ser causados pelo dermatófito Trichophyton rubrum, pertencente ao género Trichophyton; mais conhecido como onicomicose.

Existem outros fatores que podem criar o ambiente ideal para uma pessoa começar a sofrer esse tipo de infeção, como lesões nas unhas, exposição à humidade e má higiene.

Enquanto segue o tratamento médico recomendado pelo médico, pode complementá-lo com os alguns remédios caseiros:

 Vinagre de maçã e água oxigenada
Um estudo publicado na revista Natural Products Research sugere que o vinagre de maçã tem propriedades antifúngicas. Apesar disso, a sua eficácia contra fungos do gênero Cândida é geralmente muito inferior à sua atividade antibacteriana a uma concentração de 25 %.

Ingredientes

– ¼ de chávena de vinagre de maçã (62 ml)

– 2 colheres de sopa de álcool a 90% de concentração (20 ml)

– ¼ chávena de água oxigenada (água oxigenada) (62 ml)

Procedimento

Misture todos os ingredientes num recipiente de vidro, tape-o e agite vigorosamente. Deixe descansar durante algumas horas para que se concentre. Depois, mergulha um pedaço de algodão no remédio e esfrega-o nas unhas afetadas.

Iogurte natural
Procedimento:

Aplique o iogurte natural com um pincel na unha afetada. Deixe secar ao ar livre, retirando o excesso com um pano e, estando seco na totalidade, retire o produto com um pano seco e limpo.

Sal e limão 
Ingredientes

– 1 colher de chá de sal (5 g)

– 5 gotas de limão

Procedimento

Acrescente ao sal com 5 gotas de limão e aplique a mistura diretamente sobre a unha afetada. Deixe descansar alguns minutos e enxague. Repita o procedimento até que as unhas se curem completamente.

Bicarbonato de sódio
Um estudo da revista Mycopathology mostrou que o bicarbonato tem propriedades que ajudam a remover dermatófitos, leveduras e bolores de pele e unhas.

Ingredientes

– 1 litro de água potável

– 10 gramas de bicarbonato de sódio

– Algodão

Procedimento

Misture o bicarbonato e a água até obter uma mistura homogénea. Aplique com a ajuda de um algodão sobre a unha afetada e deixada até secar. Repete-se a aplicação várias vezes ao dia até o fungo desaparecer.