Ou seja, quando se guarda um protetor solar de um verão para o seguinte perde-se eficácia, o que faz com que seja oferecida uma menor proteção à pele de quem utiliza.
Assim, e com o intuito de sensibilizar os consumidores a não utilizarem os produtos do ano anterior, a Apivita lançou o projeto “Proteja a sua pele, ame a Natureza”. Esta iniciativa decorre nas farmácias e espaços de saúde aderentes até ao dia 31 de Agosto de 2024. A dinâmica é muito simples. Basta dirigir-se a uma farmácia, depositar o protetor solar antigo na caixa de recolha identificada para o efeito e receber em troca um vale de 3€, para usar numa compra de outro protetor solar, da gama Bee Sun Safe, da Apivita.
A marca grega de dermocosmética fará uma parceria com uma ONG para a recolha das embalagens, de forma a conseguir promover a retoma e reciclagem de produtos em Portugal.
Todos os anos são despejadas cerca de 25 000 toneladas de creme solar nos oceanos. Bastam 20 minutos a nadar para que 25% dos componentes de um creme solar sejam libertados na água do mar. Além disso, estima-se que cerca de 10% dos corais do mundo sejam diretamente afetados pelos filtros UV. 50% das espécies marinhas são abrigadas por recifes de coral. 500 milhões de pessoas dependem do ecossistema fornecido pelos recifes de coral. A Apivita oferece os cuidados de proteção solar que prometem proteger a pele e ajudar os oceanos.
Estes objetivos são atestados pelo selo “Clean Beauty, Clean Ocean”, presente nas embalagens de Bee Sun Safe, que demonstram que os produtos são seguros para a pele, com fórmulas de elevado teor de naturalidade, com excelente tolerância cutânea. Por outro lado, são seguros para os oceanos, com ingredientes biodegradáveis, sem filtros prejudiciais para os corais e com embalagens recicladas e recicláveis.