Retenção de líquidos
Pode acontecer devido a uma alimentação rica em sódio, pouca ingestão de água, uso de alguns medicamentos e devido a algum problema de saúde, como problemas cardíacos, alterações da tireoide, doenças renais e hepáticas, por exemplo.
Idade
Acontece porque com o avançar da idade, o metabolismo torna-se mais lento, ou seja, o organismo tem mais dificuldade em queimar gorduras, levando ao aumento do peso.
Problemas hormonais
A alteração na produção de algumas hormonas pode levar ao ganho de peso rápido, como por exemplo o hipotireoidismo, que é caracterizado por alterações na tireoide que levam à diminuição da produção das hormonas T3 e T4, que ajudam o metabolismo fornecendo a energia necessária para o bom funcionamento do organismo.
Prisão de ventre
A prisão de ventre é caracterizada pela diminuição da frequência de evacuações e quando acontece, as fezes são secas e duras, o que favorece o surgimento de hemorroidas, por exemplo. Devido à falta de evacuações, as fezes acumulam-se, o que gera uma sensação de inchaço e de aumento de peso.
Uso de medicamentos
O uso prolongado de alguns medicamentos pode levar ao aumento de peso, como os corticoides
Insónia
Pode causar o ganho de peso rápido devido ao fato da hormona responsável pelo sono, a melatonina, quando não é produzida ou é produzida em pequena quantidade, diminuir o processo de queima de gordura, aumentando o peso.
Stress, depressão e ansiedade
A tensão sentida constantemente pode fazer com que consumam alimentos que garantam a sensação de prazer e bem-estar.