Andar descalço traz mais benefícios. A prática de andar descalço demonstrou cientificamente ter inúmeras vantagens para a saúde dos pés, articulações e outros efeitos.
Estímulo de antioxidantes
O contato direto da pele com a superfície da terra produz diferenças mensuráveis nas citocinas, compostos envolvidos no processo inflamatório.
Melhora a postura e o equilíbrio
Um estudo recente mostrou que os sapatos têm um efeito negativo nos nossos pés. Os músculos dos pés estão mais fracos do que nunca por causa de sapatos e superfícies macias que não fazem com que nossos pés sejam flexíveis e fortes como antes.
Ajuda a reduzir a dor crónica
Os praticantes da medicina alternativa afirmam que os elétrons presentes na terra ajudam a enriquecer o sistema imunológico do nosso corpo. E esta afirmação é apoiada pelas descobertas de um estudo recente.
Ajuda na prevenção da insónia
De acordo com o o estudo publicado no The Journal of Alternative Complementary Medicine, se não conseguir dormir bem, em vez de tomar pílulas para dormir, tente caminhar no parque.
Reduz inflamações
Andar descalço ajuda a estimular o funcionamento dos seus órgãos. Isso deve-se à reflexologia.
Regula a saúde do coração
Outro estudo também sugere que andar descalço ajuda a sincronizar seus batimentos cardíacos.
Auxilia na visão
De acordo com a ciência da reflexologia, quando andamos, colocamos pressão máxima no segundo e terceiro dedo do pé. Esses dois têm as terminações nervosas máximas, que estimulam o funcionamento dos olhos.
Estimula o bom funcionamento do cérebro
Andar descalço é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e também para o desenvolvimento do cérebro. Acontece que os pés são as partes mais ricas em nervos do corpo humano, o que significa que contribuem para a construção de vias neurológicas no cérebro.
Contribui para a reativação dos músculos
Cada pé tem 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. Estes trabalham juntos para manter o corpo ereto e em movimento.
Estar descalço é uma ótima maneira de fortalecer todo esse sistema, o que pode melhorar o equilíbrio e ajudar a prevenir lesões, tanto nos pés e tornozelos, quanto nos sistemas musculares e articulares.