Gosta de cactos? Saiba como plantá-los com estas dicas

Ideal para pessoas que gostam de coisas diferentes e belezas únicas, esta planta do grupo das suculentas tem vindo a conquistar cada vez mais espaço nos lares.

Precisam de poucos cuidados, sendo ótimos para quem tem pouca experiência com plantas ou não tem muito tempo no dia-a-dia.

Uma das dúvidas mais comuns sobre os cactos é a diferença entre eles e as suculentas. Os cactos são parte do grupo das suculentas. Eles são uma família bem mais pequena com cerca de duas mil espécies.

Cuidar deles é fácil, uma vez que as regas não precisam de ser frequente. Não precisam de ser podados, o que destaca todo o exótico da sua aparência original.

Alguns possuem coloração e outros dão flores. É importante observar que o cacto colorido precisa de um cuidado especial, como um substrato mais poroso, rega apenas no solo e uma luz solar indireta.

Os vaso ideais são os de cerâmica ou de barro. Deve ter furos no fundo e ser mais raso.

O substrato deve ser feito de areia e pedriscos, e o adubo deve ter a presença de fósforo e nitrogênio. Uma dica para ajudar na drenagem é comprar cascalho.

É importante também comprar materiais como pá e regador, já que eles ajudam na plantação. Como a planta possui espinhos, adquirir luvas pode evitar futuros contratempos.

Plantar cactos: primeiro coloque a barreira de drenagem, com o cascalho. Tenha bastante cuidado com esta parte, pois é ela que garante a sobrevivência do cacto.

Coloque o substrato junto ao adubo, deixando-o mais poroso, pois isso ajuda a drenar a água que ele vai receber. Usando as luvas, coloque o cacto no centro do vaso e finalize com mais uma camada de pedriscos e areia. Agora é só colocar a planta no sol.

Cuidados com o cacto
Mesmo sendo mais simples a planta precisa de toda atenção, já que está em ambientes muito diferentes do seu habitat natural.

  • Regas
    Os cactos são grandes acumuladores de água, pelo que as regas não precisam ser constantes. Se colocar água demais, pode acabar por  atrapalhar o seu crescimento. A quantidade de água deve sempre ser proporcional ao tamanho do vaso. Em períodos de calor, apenas uma rega durante a semana é bastante. Já no inverno é necessário regar apenas uma ou duas vezes por mês.
  • Luz solar
    O cacto é uma planta que precisa de receber sol diretamente, com exceção aos coloridos. Diferente de outras plantas, eles gostam da luz solar em momentos de pico, entre 10h e 15h. Não deixe a planta num lugar muito abafado. A luz solar é muito importante, pois, sem ela, acontece o estiolamento. O cacto tenta esticar-se até alcançar qualquer ponto de sol que esteja próximo, e isso faz com que gaste energia desnecessária, atrapalhando o florescimento e fazendo com que a planta cresça demais.
  • Soluções para problemas
    Em casos de estiolamento, a poda é necessária. Comece por cortar pedaços do caule que cresceu demais e, depois, deixe a planta secar durante dois ou três dias. Depois é só plantá-la novamente, bem próxima ao solo, e colocá-la num lugar com mais sol.

 

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...