Gosta de comer? Universidade portuguesa procura casais para estudo sobre alimentação

Saiba como pode participar.

O Estudo ChangeEat! – Jantar Proteínas Alternativas, é uma iniciativa liderada pela Unidade de Investigação Empresarial e Económica da CATÓLICA-LISBON (CUBE) e o Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), Laboratório Associado da Escola Superior de Biotecnologia, no quadro dum projeto europeu, SUSINCHAIN – SUStainable INsect CHAIN, em que participam, além de Portugal, os Países Baixos, a Dinamarca, a Alemanha, a Itália, a Bélgica, a Espanha, a Suíça e a Áustria.

Para a realização deste estudo sobre alimentação sustentável, a equipa multidisciplinar de investigadoras da CATÓLICA-LISBON e da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa está à procura de casais jovens. As inscrições decorrem até 15 de outubro no site do estudo https://www.cbqf.esb.ucp.pt/en/ChangeEat .

Garantir uma alimentação saudável, sustentável e acessível a todos é porventura o maior desafio que a Humanidade enfrenta no desenrolar do século XXI. Sucessivas crises económicas – como as associadas ao colapso do mercado subprime nos Estados Unidos, à pandemia COVID-19 e à guerra na Ucrânia –, fenómenos climáticos extremos, como a seca severa vivida este Verão –, e o rápido crescimento da população mundial têm vindo a pressionar os sistemas de produção e distribuição alimentar mundiais, e a acelerar a sua mudança.

De acordo com Ana Isabel Costa, investigadora na CATÓLICA-LISBON e uma das coordenadoras do ChangeEat! ‘Para assegurar um planeta e uma população mais saudáveis no futuro é preciso desenvolver produtos alimentares inovadores e incentivar a mudança de comportamentos de consumo. Sabemos como fazer isso na Católica – precisamos agora que os jovens portugueses se juntem a nós para o pôr em prática.’

Podem participar neste estudo casais das regiões Norte e Centro do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, sem filhos, saudáveis e motivados para reduzir o consumo de carne através da adoção de alimentos inovadores na confeção do jantar diário.

‘Existem várias vantagens em participar’, esclarece Maria João Monteiro, investigadora na Escola Superior de Biotecnologia, ‘desde já a possibilidade de experimentar em primeira mão os alimentos do futuro e tornar-se num/a trendsetter no domínio da alimentação sustentável na Europa. Providenciamos ainda cabazes de produtos para a confeção de 18 jantares, ferramentas e aconselhamento especializado em alimentação e nutrição, e um cartão presente como forma de agradecimento pela participação.’

Ler Mais