<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Gostava de saber como será viajar daqui a 50 anos? Venha daí e embarque connosco

30 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Fique a par.

Buffet de comida em impressão 3D, passaporte de batimentos cardíacos e experiências de viagem no tempo: um novo relatório publicado hoje revelou as previsões sobre como as pessoas vão poder viajar e aproveitar as férias daqui a 50 anos.

O relatório, promovido pela companhia aérea easyJet, prevê inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem.

“easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” é da autoria de um grupo de futuristas e académicos do qual fazem parte a Professora Birgitte Andersen da Birkbeck, Universidade de Londres e CEO do Big Innovation Centre, pela Dra. Melissa Sterry, design scientist e teórica dos sistemas complexos, pelos reconhecidos futuristas Shivvy Jervis e Dr. Patrick Dixon, bem como pelo Diretor de Sistemas de Transportes na Universidade de Cranfield, Professor Graham Braithwaite, e por Nikhil Sachedva, responsável pelo setor aeroespacial e defesa e aviação sustentável na consultora Roland Berger.

Os destaques do “easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens”:

O percurso até ao aeroporto e a experiência aérea podem ser revolucionados por avanços tecnológicos:

  • Passaportes de batimentos cardíacos e biométricos podem substituir o passaporte tradicional, acelerando a segurança do aeroporto. Tal como as impressões digitais e a íris, a assinatura cardíaca de cada pessoa é única.
  • Os assentos de avião sensoriais ergonómicos e biomiméticos podem tornar-se comuns não apenas em voos sofisticados de primeira classe. Utilizando materiais inteligentes que se adaptam à forma, altura, peso e temperatura do corpo dos passageiros, os assentos sensoriais ergonómicos e biomiméticos podem proporcionar uma melhor experiência de voo, personalizada e confortável.
  • O entretenimento a bordo pode ser transmitido diretamente aos olhos do passageiro, através de dispositivos optoelectrónicos, deixando de ser necessário ecrãs a bordo ou descarregar filmes antes do voo.
  • Os táxis aéreos e-VTOL podem acabar com o transporte tradicional até ao aeroporto, com 85% dos passageiros a utilizar os e-VTOLs para irem das suas casas até ao terminal, numa viagem mais rápida e conveniente do que nunca.

Com os avanços tecnológicos, podemos vir a assistir a avanços significativos na experiência de acomodação:

  • Impressão 3D de comida de buffet de hotel, permitindo que os turistas imprimam em 3D o que querem comer ao pequeno-almoço, almoço e jantar, reduzindo o desperdício de alimentos.
  • Hotéis subterrâneos, construídos no tecido terrestre, supereficientes em termos energéticos e em harmonia com o meio ambiente.
  • Quartos de hotel inteligentes, com camas pré-fabricadas com a firmeza desejada, temperatura ambiente e reprodução da música favorita do hóspede.
  • Roupas de férias recicláveis ​​em impressão 3D na chegada ao hotel, eliminando a necessidade de levar malas e roupas de férias rápidas, uma vez que os viajantes podem imprimir as roupas necessárias nos seus quartos de hotel, ajustadas perfeitamente ao seu corpo e estilo, e ainda reciclar os materiais para o próximo hóspede desfrutar.

Inovações nas experiências e atividades no destino oferecidas aos viajantes:

  • Os turistas vão poder ter experiências de viagens no tempo, usando trajes hápticos em locais históricos que lhes permitem mergulhar em ambientes vivos do passado. Por exemplo, os viajantes podem maravilhar-se com o mundo antigo indo ao Colosso de Rodes durante um passeio na cidade de Rodes, ou torcendo entre as multidões dos Jogos Olímpicos originais na Grécia Antiga.
  • Através de pré-visualizações de férias biônicas e Meta, as pessoas vão poder experimentar locais antes de reservarem as suas férias.
    Os viajantes podem vir a desfrutar de “sea-faris” subaquáticos, aventuras aquáticas a bordo de submarinos nas profundezas do mar, para descobrir a vida marinha em parques marinhos subaquáticos.
  • Introdução de aparelhos auditivos no idioma local, permitindo que as pessoas falem o idioma local e estabeleçam relações ainda mais profundas com os habitantes locais em todo o mundo.
  • E-foilling, sky por cabo e flyboarding podem passar a ser atividades comuns para aluguer nas praias, elevando os desportos aquáticos a outro nível.

Quatro das previsões dos especialistas foram materializadas em imagens digitais, mostrando como as viagens podem vir a ser em 2070.

No aeroporto, as imagens mostram o uso de passaportes biométricos de batimentos cardíacos, onde os padrões cardiovasculares exclusivos de um indivíduo se tornam a sua identificação pessoal.

A bordo, os passageiros são retratados a viajar com o máximo de conforto personalizado, graças aos assentos de avião sensoriais biomiméticos, com entretenimento a bordo transmitido diretamente aos seus olhos, através de tecnologia optoelectrónica a bordo.

Nos destinos, os turistas podem ser vistos a chegar perto do Colosso de Rodes, a lendária estátua de 30 metros do deus do sol Hélios, como seria há 2.000 anos, através de experiências de “viagem no tempo”, permitida pelos trajes hápticos e pelo recurso à realidade virtual.

A imagem final retrata o futuro do buffet hoteleiro, representando impressoras 3D que criam menus de pequeno-almoço personalizados, eliminando desperdícios desnecessários e proporcionando uma escolha completa nas férias.

Os consumidores britânicos foram convidados a escolher de entre as previsões dos especialistas as que mais gostariam de ver a tornar-se realidade. A pesquisa revelou que os passaportes biométricos de batimentos cardíacos e as experiências de férias com viagens no tempo são os avanços de viagem que as pessoas mais gostariam de ver acontecer até 2070.

Nove em cada dez dos inquiridos (90%) afirmaram ainda que estão entusiasmados ou intrigados com os avanços tecnológicos que podem alterar as suas férias dentro de 50 anos.

Mais Recentes

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 7 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 9 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 9 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 9 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 10 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 10 horas

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 11 horas

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 12 horas

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 14 horas

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 14 horas

iSeg: a inteligência artificial que revoluciona o tratamento do cancro do pulmão

há 14 horas

Presunto ibérico é aliado dos atletas: reduz inflamações, acelera a recuperação e aumenta massa muscular

há 15 horas

Cientistas desvendam mecanismo que pode travar o crescimento dos tumores mais difíceis

há 16 horas

Como refrescar e arejar a casa no verão: dicas simples e ecológicas para um ambiente mais saudável

há 16 horas

Diogo Jota morre em acidente de viação em Espanha

há 16 horas

Investigadores canadianos associam pesadelos à intolerância à lactose

há 17 horas

Estudo: células cerebrais descobrem “armazém secreto” de açúcar que protege contra o Alzheimer

há 17 horas

Três limonadas frescas e sem açúcar para este verão (com melancia, manga ou pepino)

há 1 dia

Cinco destinos gastronómicos para saborear o mundo com todos os sentidos

há 1 dia

Smartwatches ajudam a prevenir doenças e já levam 93% dos utilizadores ao médico

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.