O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), em parceria com o programa ONCOMOVE da AICSO – Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia, com a NORTORAC – Associação Norte de Apoio ao Estudo dos Tumores Torácicos e com o apoio de vários parceiros, irá organizar, no dia 7 de abril, a 1.ª Caminhada no Ritmo da Saúde, na marginal de Vila Nova de Gaia, num percurso com um total de 5 quilómetros, ida e volta.
A iniciativa, que se insere nas comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, tem como objetivo principal sensibilizar para a importância da prevenção, dos programas de rastreio e do diagnóstico precoce do cancro do pulmão, bem como destacar a relevância da adoção de um estilo de vida saudável para toda a população com e sem cancro. O evento destina-se a pessoas de todas as idades, desde os 0 aos 100 anos, e convida toda a comunidade a juntar-se numa demonstração de apoio à causa.
A Dr.ª Ana Barroso, pneumologista, coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Tumores Torácicos, na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho e membro da direção do GECP, salienta a importância desta iniciativa, referindo que “é mais do que um simples evento desportivo, sendo uma oportunidade valiosa para sensibilizar a população para a prevenção do cancro do pulmão e para a promoção de estilos de vida saudáveis”.
Praticar exercício físico regularmente fortalece o corpo e a mente, estando associado a uma redução do stress, melhoria do sono e aumento da autoestima. Ao participar nesta caminhada, estamos a investir no nosso bem-estar global. Ao não fumar estamos a investir na nossa saúde e na felicidade dos que nos são mais queridos.
Todos os participantes irão receber um kit de oferta, que inclui uma t-shirt do evento e uma peça de fruta fresca para desfrutar durante ou após a caminhada.
A 1.ª Caminhada no Ritmo da Saúde conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia, Douro Marina e Solinca, que se juntam ao GECP, ao programa ONCOMOVE e à NORTORAC – Associação Norte de Apoio Ao Estudo dos Tumores Torácicos para tornar este evento num verdadeiro sucesso.
Sobre o cancro do pulmão:
O cancro do pulmão é dos cancros mais frequentes no Mundo, sendo o principal fator causal o tabaco. Em 2020, em Portugal, foram diagnosticados mais de 5 mil novos casos de cancro do pulmão, representando a terceira neoplasia mais frequente. É a principal causa de morte por doença oncológica e estima-se que, em Portugal, tenha sido responsável por 4.312 mortes em 2020.