Uma boa alimentação faz parte de uma vida saudável. Os alimentos concedem ao organismo os nutrientes que este necessita para a manutenção do peso adequado, da imunidade, dos níveis de energia que precisa para realizar as atividades diária. É por isso que os médicos frisam tanto a importância de se alimentar da forma correta.
Os alimentos são importantes aliados para a prevenção de doenças.
Uma delas é o cancro de próstata. Apesar de o único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento da neoplasia ser a idade, um condicionante importante é a alimentação. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver este tipo de doença.
Além disso, a obesidade também é apontada como um fator que favorece o desenvolvimento da doença, em especial para aquelas de comportamento mais agressivo. Em contrapartida, é possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor contra o cancro de próstata.
O consenso da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Instituto Nacional do Cancro norte-americano e do órgão britânico de pesquisa em cancro é de que a alimentação é uma das medidas mais importantes para a prevenção da doença.
Uma alimentação equilibrada inclui um maior consumo de frutas, verduras e legumes e porções reduzidas de carnes vermelhas, carnes processadas e laticínios. É a mesma indicada para diminuir o risco de outras doenças graves como diabetes, derrames e doenças do coração, e não requer nada de especial, a não ser a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis por parte das pessoas que ainda não os detêm.
Mas quais as frutas, verduras legumes e grãos devem ser consumidos para prevenir o surgimento de tumores?
São alimentos que detém propriedades antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes capazes de desacelerar o processo de desenvolvimento das células cancerosas.
As frutas vermelhas são as que detém em maior proporção estas características, assim como a curcuma ou açafrão, os brócolos, o ómega-3, o chá verde e o tomate. Os componentes encontrados em alguns desses alimentos reduzem o risco de cancro. É o caso da curcumina, presente na curcuma. E há os que são antioxidantes, como o chá verde, que ajudam o organismo a eliminar as substâncias que fazem mal.