Partilhar

Há um importante sector da sociedade onde as reclamações aumentam 65%. Será que isso surpreende?

Tire as suas conclusões.

10 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

Desde o início do ano, já foram dirigidas às entidades de saúde públicas e privadas quase 5.000 reclamações, um crescimento de 65% face a 2019, revela uma análise do Portal da Queixa. Má qualidade do atendimento, problemas com consultas (cancelamento ou atraso) e falta de medicamentos estão entre os principais motivos de reclamação dos utentes. Os Hospitais e Maternidades lideram o número de queixas e o sistema privado é o mais reclamado, com 62% das queixas.

Entre os dias 01 de janeiro e 09 de novembro de 2022, chegaram ao Portal da Queixa 4.927 reclamações relacionadas com o setor da Saúde, um crescimento de 65% face a igual período de 2019, ano de pré-pandemia, onde se registaram apenas 2.983 queixas.

Segundo a análise efetuada, verificou-se que entre os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores no Portal da Queixa estão: a falta de qualidade do atendimento (34% das queixas); problemas com consultas, nomeadamente, cancelamentos e atrasos (19%); questões relacionadas com pagamentos, taxas e reembolsos (13%); e a falta de medicamentos (6%).

Hospitais e Maternidade são categoria mais reclamada

No estudo, foram ainda identificadas as categorias do setor da Saúde com maior número de reclamações. Os Hospitais e Maternidades absorvem a maior fatia, com 939 queixas, uma subida de 29% em relação ao período homólogo de 2021, onde se verificaram 727 queixas.

Seguem-se os Planos de Saúde, alvo de 543 queixas desde o início do ano, porém, a registar uma redução de 29% em relação a 2021, onde acolheram 761 queixas.

Farmácias e Parafarmácias não escapam às queixas. Este ano, já chegaram ao Portal da Queixa, mais de 300 reclamações, mas a variação face ao anterior é também é de descida (-16%), comparando com as 359 recebidas em 2021.

E é na categoria Laboratórios e Análises que se verifica a maior variação de crescimento: 89% face a 2021. Este ano, somam 164 reclamações no período analisado e, no ano passado foram 89.

De referir que, para este estudo, foram analisadas 12 categorias e 299 entidades de saúde do sistema público e privado. A análise permitiu aferir que o sistema privado foi o mais visado, com 3.065 queixas (62%) e o sistema público foi alvo de 1.862 reclamações (38%).

Mais Recentes

Mafra é agora roupa de mesa em 100% linho: perfeito para a época festiva

há 1 hora

A tradição já não é o que era: descubra as receitas de Natal que todos conhecemos, mas com ingredientes alternativos

há 2 horas

«Aqui a celebração do Ano Novo vai ser em grande», garante o Barceló Funchal Oldtown

há 2 horas

Depois do sucesso do Aethos Ericeira, a cadeia hoteleira chega a Espanha

há 3 horas

Mais de 80% dos portugueses que vão viajar na passagem de ano preferem visitar locais dentro da Europa

há 4 horas

A cantora brasileira JADSA atua em Portugal no início de 2025

há 4 horas

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 4 horas

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 5 horas

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 5 horas

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 5 horas

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 6 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 6 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 6 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 6 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 7 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 7 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 7 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 7 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 8 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.