Partilhar

Rui Moreira convoca Assembleia Municipal para discutir segurança no Porto

“Quando dizemos que o Porto é um barril de pólvora estamos a gerar insegurança porque não corresponde aos dados que temos”

27 Setembro 2023
Forever Young

O presidente da Câmara do Porto adiantou hoje que vai encomendar um estudo para perceber a perceção de insegurança sentida na cidade e que o movimento independente vai convocar uma Assembleia Municipal para discutir a segurança, avança a Lusa.

“Já encarreguei os serviços municipais no sentido de que seja feito um estudo sobre a perceção e fatores de insegurança na cidade do Porto”, afirmou o presidente da Câmara do Porto.

Rui Moreira, que falava à Lusa na sequência da audição da secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, na Comissão Parlamentar, adiantou que as soluções para combater os problemas sentidos na cidade não podem ter por base “opiniões avulsas e de observação”.

Segundo o autarca, o movimento independente “Aqui há Porto! também convocar uma Assembleia Municipal potestativa para discutir esta matéria e “os epifenómenos” relacionados, nomeadamente a noite, o tráfico e consumo de droga e o contingente policial.

“O município do Porto não se tem poupado a esforços no sentido de ajudar as autoridades competentes pela proteção e segurança”, referiu, elencando respostas como a aquisição de viaturas para a PSP, a esquadra a ser construída no antigo Matadouro, a videovigilância e a sala de consumo vigiado.

“Se acabam sempre por nos apontar o dedo (…) acho que é boa altura de pedirmos à Assembleia Municipal que se debruce sobre esta matéria, para que aquela avaliação que foi feita no parlamento pelos partidos, legitimamente, também seja feita pelas forças políticas da cidade”, observou.

Já quanto às declarações da secretária de Estado da Administração Interna na Comissão Parlamentar, Rui Moreira considerou que “há sempre uma tentativa de meter a cabeça na areia” e atribuir responsabilidades à autarquia.

“Quiseram discutir este assunto no parlamento, muito bem, compete ao presidente da Câmara do Porto dizer ‘bom, mas eu quero que discutam no parlamento da minha cidade’”, referiu, dizendo que este é “um modelo mais democrático”.

“É um modelo mais democrático até porque a minha força política [movimento independente] não tem maioria na Assembleia Municipal”, afirmou, dizendo que o debate naquele órgão municipal será liderado por “pessoas que conhecem a cidade e não fazem comentários provocatórios sobre a cidade como alguns que ouvi”.

Isabel Oneto substituiu hoje o ministro da Administração Interna na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Na audição, cujo debate se centrou na falta de capacidade operacional da PSP na cidade do Porto, na sequência de um requerimento apresentado pelo PSD, a secretária de Estado defendeu que, no combate ao tráfico de droga, é necessário trabalhar com as autarquias e acabar com os bairros degradados que potenciam comportamentos desviantes, e disse ser também preciso “olhar com serenidade” para os dados sobre a segurança interna.

“Quando dizemos que o Porto é um barril de pólvora estamos a gerar insegurança porque não corresponde aos dados que temos”, referiu, destacando que, no ano passado, houve um reforço de 185 efetivos na PSP do Porto e que o curso de formação, que ainda decorre, irá permitir “reforçar vários comandos distritais e metropolitanos”.

 

Mais Recentes

Parece fácil, mas não é: conheça os passos essenciais para um ótimo corte de barba

há 22 minutos

Nem Paris nem Roma: esta ilha com forma de coração é o destino mais romântico

há 59 minutos

Tratamentos e massagens com descontos até 50% estão à sua espera: mas há um prazo para usufruir desta oferta

há 1 hora

Vá para a neve em grande estilo: conheça os looks certos que ecoam elegância e aconchego (além de bom gosto)

há 1 hora

Ver tubarões no mar é normal; vê-los, literalmente, espetados num telhado nem tanto

há 2 horas

Neste pequeno país é proibido usar chapéus e óculos de sol por respeito ao chefe da aldeia

há 2 horas

Nestes países celebrar o Natal é punível até com a morte: e estas são as razões

há 2 horas

Cancro do pulmão: «Tem havido progressos significativos nos tratamentos que oferecem novas opções para doentes com doença avançada», José Miranda, cirurgião torácico

há 2 horas

Nunca mais vai precisar de lavar o edredom: com este truque vai poder limpá-lo sem usar a máquina de lavar

há 3 horas

Programas especiais para celebrar o Natal e o Ano Novo é a proposta dos Hoti Hoteis

há 3 horas

PHC Hotels e Operação Nariz Vermelho: uma parceria que transforma vidas com sorrisos

há 3 horas

Celebre o Natal com afeto e delicadeza: esteja atento aos cuidados da pele sensível dos mais pequenos

há 3 horas

Preocupa-se com a saúde da sua visão? Conheça este espaço e descubra um conceito inovador de cuidados óticos em Portugal

há 4 horas

Autoridades sanitárias alertam: «não consuma estes mexilhões pois há sérios riscos de salmonela»

há 5 horas

A receita da semana: massa à bolonhesa à moda de Gordon Ramsay

há 5 horas

Saiba como organizar as finanças pessoais até ao final do ano

há 6 horas

“Money makes the world go round”: pelos menos o mundo destes signos que estão prestes a ficar ricos

há 6 horas

Pura nostalgia: o popular doce que todas as crianças portuguesas comiam no Natal e que agora é proibido por lei

há 6 horas

Nem sempre é fácil por isso fica o conselho: siga estas 3 dicas para se manter produtivo na época festiva

há 6 horas

Salário de 150 mil euros, casa e ajudas de custo pagas: se procura emprego esta pode ser a sua oportunidade

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.