A hérnia é uma fragilidade na parede abdominal que pode levar ao aparecimento de uma fenda. Essa abertura causa o extravasamento de material de dentro da região afetada, normalmente gordura ou parte do intestino.
Por norma a hérnia abdominal surge como consequência de situações que forçam esta região do corpo, como obesidade, gravidez, obstipação intestinal ou grande aumento de peso. O tabagismo, diabetes e herança genética também podem influenciar.
A hérnia pode surgir em diferentes partes do abdómen, mas as mais comuns são a umbilical (no umbigo) e a inguinal. A hérnia inguinal pode ser direta, quando surge na virilha, ou indireta, quando afeta o canal inguinal, uma passagem da alça intestinal para o interior da bolsa escrotal.
Seja umbilical ou inguinal, a hérnia pode ser assintomática ou desencadear dor quando se faz algum esforço, mesmo que seja pequeno, como tossir.
Em praticamente todos os casos os médicos indicam cirurgia para tratar o problema, especialmente nas inguinais.
Isso porque a tendência é que a hérnia cresça levando a que parte do intestino fique preso nela. Isso possibilita o encarceramento e, em casos mais graves, estrangulamento do intestino, o que prejudica a passagem de sangue para o órgão o que pode provocar necrose e até mesmo a morte.