Partilhar

Importante: Saiba como contribuir e ajudar a Médicos do Mundo a apoiar as populações da Turquia e da Síria

A sua ajuda é valiosa

13 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

A Médicos do Mundo (MdM), que já contava com equipas das suas delegações da Turquia, França e Espanha, na Turquia e na Síria, está nas zonas mais atingidas pelo terramoto, a prestar apoio às populações. Em Portugal, pode ajudar às operações da MdM no terreno, contribuindo com um donativo, através desta página.

A Médicos do Mundo (MdM) está na Turquia e na Síria, nas regiões mais afetadas pelo terramoto da semana passada, a prestar ajuda de emergência às populações, a disponibilizar apoio psicológico e cuidados de saúde, assim como a avaliar as necessidades mais urgentes.

Na Turquia, a MdM deslocou imediatamente após a catástrofe uma equipa multidisciplinar para a região da Antakya, severamente atingida, em colaboração com as autoridades governamentais, que inclui psicoterapeutas, especialistas em apoio psicossocial, técnicos de saúde sexual e reprodutiva e conselheiros de saúde, entre outros.

No terreno, além da avaliação das necessidades, estão a ser disponibilizados primeiros socorros psicológicos, com larga maioria das pessoas a necessitarem deste apoio. Os traumas psicológicos após as catástrofes afetam negativamente a vida e prejudicam a saúde mental, pelo que este apoio é indispensável, a fim de prevenir o desenvolvimento de psicopatologias.

Na Síria, a MdM está a prestar apoio de emergência e primeiros socorros em centros de saúde geridos pela organização, e a dar resposta de emergência em bairros e campos de alojamento, através de uma equipa médica móvel. Uma clínica móvel está também a ser deslocada para Hama, para prestar cuidados de emergência.

Em Aleppo, a organização está a avaliar as necessidades em termos de cuidados de saúde primários e de recursos médicos, nomeadamente de equipamento e material, e a deslocar equipas médicas móveis para centros comunitários, para reforçar os cuidados prestados. Face à preocupação com a cólera, muito disseminada no norte da Síria, cujos riscos aumentam com esta crise, os danos nas infraestruturas e o inverno, está a ser entregue material médico e kits de inverno.

Em Kobane, na província de Aleppo, a Médicos do Mundo está a apoiar a prestação de cuidados primários de saúde, com uma equipa constituída por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros elementos; a disponibilizar produtos médicos; a realizar sessões de primeiros socorros psicológicos; e a sensibilizar para questões de higiene, de alimentação de lactentes e crianças e para a prevenção de doenças transmissíveis.

Para apoiar a intervenção que está a realizar na Turquia e na Síria, a Médicos do Mundo precisa do apoio de todos. Em Portugal, foi lançada uma angariação de fundos e os donativos podem ser realizados no site da organização, através desta página.

 

A intervenção da MdM na região antes do terramoto

A MdM Turquia implementa projetos na Turquia desde 2015, incluindo em Antakya, disponibilizando acesso gratuito a cuidados de saúde, de saúde mental, proteção e apoio psicossocial a refugiados e migrantes indocumentados. Na Síria, conta com 14 clínicas e um centro de emergência obstétrica e neonatal, em Jandairis, Afrin, província de Aleppo, Harim e província de Idlib, que prestam cuidados de saúde, de saúde sexual e reprodutiva e serviços de apoio psicossociais.

A MdM Espanha está na Turquia desde 2015, na região de Antakya, a disponibilizar cuidados médicos, de saúde mental, proteção e apoio psicossocial a refugiados e imigrantes indocumentados. Na Síria, está desde 2018, no noroeste do país, onde disponibiliza cuidados primários de saúde, de saúde sexual e reprodutiva, serviços de saúde mental e apoio psicossocial em 14 centros de saúde e num centro de cuidados básicos de obstetrícia e emergência neonatal.

A MdM França está também presente na Síria com atividades em Aleppo, desde 2008, antes da guerra começar, as quais retomou em 2012, assegurando acesso a cuidados de saúde primários, de saúde mental, apoio psicossocial, assim como cuidados de saúde sexual e reprodutiva em 14 instalações em 3 províncias. Dá ainda resposta a crises epidémicas e de malnutrição.

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 7 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 7 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 8 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 8 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 8 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 9 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 9 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 9 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 10 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 10 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 10 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 11 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 11 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 11 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 12 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 12 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 12 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 12 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 12 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.