Partilhar

Importante: Saiba como contribuir e ajudar a Médicos do Mundo a apoiar as populações da Turquia e da Síria

A sua ajuda é valiosa

13 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

A Médicos do Mundo (MdM), que já contava com equipas das suas delegações da Turquia, França e Espanha, na Turquia e na Síria, está nas zonas mais atingidas pelo terramoto, a prestar apoio às populações. Em Portugal, pode ajudar às operações da MdM no terreno, contribuindo com um donativo, através desta página.

A Médicos do Mundo (MdM) está na Turquia e na Síria, nas regiões mais afetadas pelo terramoto da semana passada, a prestar ajuda de emergência às populações, a disponibilizar apoio psicológico e cuidados de saúde, assim como a avaliar as necessidades mais urgentes.

Na Turquia, a MdM deslocou imediatamente após a catástrofe uma equipa multidisciplinar para a região da Antakya, severamente atingida, em colaboração com as autoridades governamentais, que inclui psicoterapeutas, especialistas em apoio psicossocial, técnicos de saúde sexual e reprodutiva e conselheiros de saúde, entre outros.

No terreno, além da avaliação das necessidades, estão a ser disponibilizados primeiros socorros psicológicos, com larga maioria das pessoas a necessitarem deste apoio. Os traumas psicológicos após as catástrofes afetam negativamente a vida e prejudicam a saúde mental, pelo que este apoio é indispensável, a fim de prevenir o desenvolvimento de psicopatologias.

Na Síria, a MdM está a prestar apoio de emergência e primeiros socorros em centros de saúde geridos pela organização, e a dar resposta de emergência em bairros e campos de alojamento, através de uma equipa médica móvel. Uma clínica móvel está também a ser deslocada para Hama, para prestar cuidados de emergência.

Em Aleppo, a organização está a avaliar as necessidades em termos de cuidados de saúde primários e de recursos médicos, nomeadamente de equipamento e material, e a deslocar equipas médicas móveis para centros comunitários, para reforçar os cuidados prestados. Face à preocupação com a cólera, muito disseminada no norte da Síria, cujos riscos aumentam com esta crise, os danos nas infraestruturas e o inverno, está a ser entregue material médico e kits de inverno.

Em Kobane, na província de Aleppo, a Médicos do Mundo está a apoiar a prestação de cuidados primários de saúde, com uma equipa constituída por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros elementos; a disponibilizar produtos médicos; a realizar sessões de primeiros socorros psicológicos; e a sensibilizar para questões de higiene, de alimentação de lactentes e crianças e para a prevenção de doenças transmissíveis.

Para apoiar a intervenção que está a realizar na Turquia e na Síria, a Médicos do Mundo precisa do apoio de todos. Em Portugal, foi lançada uma angariação de fundos e os donativos podem ser realizados no site da organização, através desta página.

 

A intervenção da MdM na região antes do terramoto

A MdM Turquia implementa projetos na Turquia desde 2015, incluindo em Antakya, disponibilizando acesso gratuito a cuidados de saúde, de saúde mental, proteção e apoio psicossocial a refugiados e migrantes indocumentados. Na Síria, conta com 14 clínicas e um centro de emergência obstétrica e neonatal, em Jandairis, Afrin, província de Aleppo, Harim e província de Idlib, que prestam cuidados de saúde, de saúde sexual e reprodutiva e serviços de apoio psicossociais.

A MdM Espanha está na Turquia desde 2015, na região de Antakya, a disponibilizar cuidados médicos, de saúde mental, proteção e apoio psicossocial a refugiados e imigrantes indocumentados. Na Síria, está desde 2018, no noroeste do país, onde disponibiliza cuidados primários de saúde, de saúde sexual e reprodutiva, serviços de saúde mental e apoio psicossocial em 14 centros de saúde e num centro de cuidados básicos de obstetrícia e emergência neonatal.

A MdM França está também presente na Síria com atividades em Aleppo, desde 2008, antes da guerra começar, as quais retomou em 2012, assegurando acesso a cuidados de saúde primários, de saúde mental, apoio psicossocial, assim como cuidados de saúde sexual e reprodutiva em 14 instalações em 3 províncias. Dá ainda resposta a crises epidémicas e de malnutrição.

Mais Recentes

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 7 horas

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 7 horas

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 8 horas

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 8 horas

Excelente opção no inverno (e não só) a sopa de abóbora tem inúmeros benefícios, se consumida regularmente

há 8 horas

Prémios internacionais distinguem dois destinos portugueses como o Melhor Destino Insular e o Melhor Destino de Praia

há 9 horas

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez em guerra familiar pela alimentação dos filhos

há 9 horas

Faça este movimento simples se sofre de insónia: não precisa de sair da cama

há 9 horas

«Agredia física e verbalmente a mulher, Betty Grafstein»: José Castelo Branco acusado de violência doméstica

há 9 horas

Não consegue aceder ao Outlook e Teams? Calma, o problema não é (só) seu

há 9 horas

Violência doméstica: Cruz Vermelha acompanhou até junho quase tantas vítimas como em 2023

há 9 horas

Saúde mental: equipas comunitárias baixam internamentos e readmissões

há 9 horas

Colocar os cabides ao contrário no armário: conheça o truque simples que lhe vai facilitar a vida

há 12 horas

Alergias ou intolerâncias alimentares? Saiba como reconhecer e como deve gerir os sintomas

há 13 horas

A Melhor Cidade Património Mundial é portuguesa

há 13 horas

Coloque uma colher de sopa na máquina de lavar: a roupa fica mais limpa e economiza na conta da eletricidade

há 13 horas

Nem bicarbonato nem detergente: esta é a mistura mais eficaz para limpar as cortinas em segundos (e sem as desmontar)

há 13 horas

Não vá para a estrada sem ler esta noticia, se quer saber onde vai encontrar os radares da PSP esta semana

há 14 horas

Consolar, motivar ou divertir: estes signos sabem sempre o que devem dizer. É o seu caso?

há 14 horas

Óbito: Morreu o realizador português José Barahona Tinha 55 anos

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.