Partilhar

Impressionante: Google Earth Timelapse ganha novas imagens e funcionalidades, confira aqui

Saiba mais aqui.

5 Abril 2023
Sandra M. Pinto

A pesquisa por informações sobre as alterações climáticas tem crescido anualmente. Quando o assunto é meio-ambiente, do ano passado para cá, as perguntas mais pesquisadas pelos residentes em Portugal são: “o que são as alterações climáticas“, “como mitigar as alterações climáticas e criar uma sociedade mais sustentável“, “quais as consequências das alterações climáticas“, “como prevenir as alterações climáticas“, e “o que provoca as alterações climáticas“.

É um aumento de 150%, no mesmo período, em pesquisas sobre o tema das alterações climáticas.

Timelapse no Google Earth, que permite ver como o planeta Terra tem vindo a mudar ao longo do tempo, passou a estar atualizado com novas imagens de 2021 e 2022. Veja a evolução ao longo do tempo e testemunhe quase quatro décadas de mudanças no planeta – de 1984 a 2022 – graças a este mapa interativo 4D feito a partir de milhões de fotos de satélite.

Imagens exibidas: Mount Burges, Austrália; Mérida, México; Mato Grosso, Brasil; Aral Sea, Cazaquistão / Uzbequistão

O Timelapse no Google Earth é um video na forma de viagem no tempo no planeta que mostra evidências das mudanças climáticas na Terra – desde os sistemas de irrigação emergentes nos desertos do Egipto e os rios sinuosos que mudam ao longo do tempo na floresta amazónica em Pucallpa no Peru, até às erupções vulcânicas e a extração de madeira e os incêndios florestais que alteram a paisagem da Floresta Nacional de Lassen, na Califórnia. As imagens também mostram as formas como as cidades se adaptaram para combater as mudanças climáticas – como os parques eólicos em alto mar em Middelgrunden, na Dinamarca e uma instalação solar de grande escala em Granada, em Espanha.

Os utilizadores podem ainda aceder a uma biblioteca com mais de 800 vídeos Timelapse referentes a mais de 300 locais, incluindo a Serra da Estrela em Portugal, em g.co/TimelapseVideos.

Imagem exibida: Serra da Estrela, Portugal

De investigadores a professores, qualquer pessoa pode usar esses vídeos para compreender melhor o planeta em mudança. E as pessoas estão a usar essas imagens para mostrar os efeitos destas mudanças, como, por exemplo, no documentário de 2022 The Territory, que recorre ao Timelapse para mostrar a devastação da desflorestação na Amazónia e o seu efeito nas comunidades locais.

O Timelapse no Google Earth é possível devido ao compromisso com os dados abertos e acessíveis através da NASA e do programa Landsat do United States Geological Survey’s (o primeiro e mais antigo programa civil de observação da Terra a nível mundial) e do programa Copernicus da União Europeia com os seus satélites Sentinel.

Veja as imagens renovadas a partir de hoje no Google Earth em g.co/timelapse e no YouTube em g.co/timelapsevideos.

Mais Recentes

Super Pepperoni e Carbonara são as pizzas preferidas dos portugueses: há mais uma loja onde as pode saborear  

há 12 horas

A Fórmula 1 saiu do alcatrão para o mar e já tem fãs famosos, como Will Smith e Rafael Nadal

há 12 horas

Linfoma: especialista explica o cancro que foi diagnosticado ao cantor brasileiro Netinho

há 13 horas

Não envelheça o seu rosto: se tem mais de 50 anos evite usar estas 4 cores de batom

há 13 horas

Já só sonha com as férias de verão? Da praia à cidade descubra estas sugestões

há 13 horas

Sinta-se bem na sua pele: saiba como aplicar maquilhagem se já passou dos 50

há 14 horas

Para ter todos os benefícios fiscais dos Planos Poupança e Reforma, cuidado com a entrega do IRS

há 14 horas

Opinião: «Quando falamos em AVC a prevenção continua a ser a melhor estratégia», Tiago Gregório, médico

há 14 horas

Viagens: maioria dos portugueses prefere regressar a destinos onde já esteve do que descobrir novos

há 15 horas

Endometriose: mulheres que sofram desta condição têm faltas justificadas ao trabalho

há 15 horas

Homens chegou o momento: assumam os vossos cabelos grisalhos

há 15 horas

Born to Be Wild: relembre a história da Harley-Davidson

há 16 horas

Lembra-se de “Cagney & Lacey”? Série norte-americana foi um sucesso nos finais dos anos 80

há 16 horas

Celebre o Ano Novo Tailandês com sabores típicos e toques de renovação

há 17 horas

Páscoa à beira-mar: celebre entre tradição e brisa atlântica no Sesimbra Oceanfront Hotel

há 17 horas

Tivoli Alvor Algarve Resort reabre a 28 de março

há 18 horas

75% dos portugueses ainda não conhece os seus direitos enquanto passageiros aéreos

há 18 horas

São milhares mas sabe como são escolhidos os nomes dos medicamentos?

há 18 horas

7 destinos para aproveitar a tendência de viagens tranquilas

há 19 horas

Especialista em saúde preventiva alerta: «estas bebidas são um verdadeiro veneno para a longevidade»

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.