<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Já lhe aconteceu ter de o fazer? Reclamações de sites de viagens duplicaram no 1º semestre

31 Julho 2024
Sandra M. Pinto

As reclamações dos consumidores dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano.

As queixas sobre agências de viagens também registaram um aumento. A cobrança indevida e os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências. Já as burlas somam 14.5% dos casos denunciados. O Portal da Queixa reforça o alerta sobre burlas e recomenda aos consumidores a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas e empresas para uma boa experiência.

 

Chegado o principal mês de férias – Agosto -, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados, sobretudo no âmbito da aquisição de viagens ou reserva de alojamentos. Atenção redobrada para as burlas que motivaram perto de 15% das reclamações contra agências e sites de reserva de viagens, nos primeiros seis meses do ano.

 

O maior alerta do Portal da Queixa vai para a categoria Sites de Reservas de Viagens que viu disparar as queixas. Segundo os dados analisados, foi alvo de 1253 reclamações no primeiro semestre, verificando-se um aumento de 113.5%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 587 queixas.

 

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 54.4% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolheu 14.6% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.

Na origem de 5.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, estão os casos de burla, onde os consumidores denunciam esquemas de fraude e alegam terem sido enganados. A reunir 4.2% das queixas, estão os problemas com a emissão de fatura.

 

Também a categoria Agências de Viagens registou, no primeiro semestre, um aumento no número de reclamações de 7.1%. Recebeu 167 queixas em 2024, e no período do ano passado, foram reportadas 156.

Os problemas com o reembolso motivam a maior fatia de queixas (25.9%). Ocupa uma fatia de 20.1% a qualidade do serviço/hospedagem, onde são relatados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço.

A reunir 11.5% das queixas está o tema cobrança indevida. Seguem-se os problemas de cancelamento da reservaa recolher 10.8% das reclamações. Os alegados casos de burla estão na origem de 8.6% das denúncias contra as agências de viagens.

 

Mais Recentes

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 16 minutos

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 11 horas

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 12 horas

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 24 horas

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 1 dia

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 1 dia

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 1 dia

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 1 dia

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 1 dia

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 1 dia

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 1 dia

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 1 dia

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 1 dia

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 1 dia

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 1 dia

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 1 dia

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 2 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 2 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 2 dias

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.