Partilhar

Já ouviu falar em bioterapia regenerativa? O objetivo é de tratar doenças que não reagiram a medicamentos

Saiba mais

26 Abril 2023
Sandra M. Pinto

A Mayo Clinic fez avanços significativos na biomanufatura de produtos terapêuticos de estágio inicial. O foco está em novos medicamentos derivados do organismo humano, chamados de produtos bioterapêuticos, que estão a definir o futuro da medicina.

“O nosso compromisso com o fornecimento de novas curas para condições não atendidas está por trás da mudança na direção da Mayo para a biomanufatura”, diz Julie Allickson, Ph.D., diretora doMichael S. and Mary Sue Shannon do Centro de Bioterapias Regenerativas da Mayo Clinic e diretora do Otto Bremer Trust, biomanufatura e desenvolvimento de produtos, Centro de Bioterapias Regenerativas.

A bioterapia regenerativa é um campo em desenvolvimento no qual são usados produtos biológicos de origem humana como células, sangue, enzimas, tecidos, genes ou células geneticamente modificadas.

A expectativa é que os produtos biológicos forneçam cura direcionada com menos efeitos colaterais.

“A Mayo Clinic está investindo em bioterapia para oferecer novas opções com o objetivo de tratar doenças que não reagiram a medicamentos de pequenas moléculas padrão”, diz a Dra. Allickson. “A bioterapia de origem humana é promissora no tratamento de condições que, até então, escaparam da ciência médica, especialmente para distúrbios raros e complexos.”

A terapia com receptor de antígeno quimérico (terapia CAR-T) é um exemplo de uma bioterapia que está transformando o tratamento de alguns cânceres do sangue. A terapia com receptor de antígeno quimérico usa células T geneticamente modificadas para reconhecer e destruir células cancerígenas. Ela demonstrou valor terapêutico em algumas leucemias, linfomas e mieloma múltiplo de células B.

A Mayo Clinic está desenvolvendo colaborações entre médicos, cientistas, colaboradores do setor e instalações para promover novas bioterapias.

“Alianças no setor são essenciais para que descobertas promissoras vão além de estudos clínicos de fase 2”, diz a Dra. Allickson. “Na Mayo Clinic, estamos trabalhando lado a lado com colaboradores do setor para fabricar terapias validadas. Trata-se de um modelo bastante novo para um centro clínico acadêmico e estamos muito animados com as novas opções de bioterapia que isso pode trazer aos pacientes.”

O foco estratégico está nos possíveis tratamentos para condições crônicas como diabetes, doença renal ou câncer.

“O nosso objetivo é acelerar terapias validadas que melhorem a qualidade de vida do paciente”, diz a Dra. Allickson. “Por exemplo, estamos avaliando descobertas da terapia com receptor de antígeno quimérico que podem atingir tumores sólidos. Se determinarmos que podemos fabricar produtos para estudos clínicos de fase inicial, buscaremos colaboradores do setor para comercializá-los para o benefício de pacientes em todo o mundo.”

A Mayo Clinic está a desenvolver instalações de biomanufatura nas suas unidades no Arizona, Flórida e Minnesota. A estratégia baseia-se em quatro pilares da biomanufatura de produtos terapêuticos de estágio inicial:

  • Desenvolvimento de processos: a ponte entre o laboratório e a fabricação clínica.
  • Controle de qualidade: garantir que padrões regulatórios para a segurança em pacientes sejam atendidos.
  • Garantia da qualidade: monitorização e avaliação para garantir qualidade consistente.
  • Biomanufatura avançada: processos de fabricação alinhados aos padrões da Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) para terapias comerciais.

Mais Recentes

Não saber como se comportar dentro de um avião pode sair muito caro: passageiro problemático condenado a pagar 11 mil dólares à companhia aérea

há 32 minutos

Nem todos o fazemos da mesma maneira: esta é a melhor forma de acordar pela manhã

há 48 minutos

O verão está a terminar mas saiba que pode manter o seu belo bronzeado mais tempo com a ajuda deste alimento

há 1 hora

“Consumir de preferência até” e “prazo de validade” dos alimentos não são a mesma coisa: esclareça aqui os dois conceitos e não seja engando

há 2 horas

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 18 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 18 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 18 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 19 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 19 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 19 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 19 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 20 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 20 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 20 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 21 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 21 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 21 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 21 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 21 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.