Partilhar

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

O British Council celebra o 90.º aniversário com uma coleção de 90 palavras que captam as mudanças sociais, culturais e tecnológicas.

27 Novembro 2024
Sandra M. Pinto
O British Council, organização do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas, apresentou English Language Evolution, uma coleção de 90 palavras inglesas que marcaram as últimas nove décadas, no âmbito do 90.º aniversário da sua fundação. A seleção destaca os desenvolvimentos sociais, culturais, tecnológicos, políticos e ambientais que moldaram a língua desde 1934 (ano da sua fundação) até 2024.
A coleção foi elaborada através de um processo que combinou métodos computacionais e curadoria especializada realizada por Barbara McGillivray, uma das principais especialistas em linguística computacional e humanidades digitais, e professora no King’s College de Londres.
“Consideremos e-book ou doomscroll: são palavras que ilustram o quanto a tecnologia alterou as nossas vidas. Mas não é só a tecnologia que está a influenciar a linguagem. As mudanças sociais e culturais são igualmente fascinantes. Palavras como interseccionalidade e telhados de vidro refletem conversas importantes sobre equidade e representação, moldando a mudança tanto quanto a descrevem”, garante Barbara McGillivray.
Do calão e novas terminologias, às mudanças no significado das palavras, a língua reflete o nosso mundo em evolução. A lista do British Council reflete temas como a ascensão do inglês global; a influência da ciência e da tecnologia na língua; a interseção do entretenimento e da língua; a igualdade, a diversidade e a inclusão; o impacto da COVID-19 na língua inglesa, ou a língua que falamos, a língua que ensinamos.
Selecionámos algumas palavras da lista
Karaoke: Surgiu pela primeira vez em inglês em 1977, karaoke significa “orquestra vazia” em japonês. Tendo surgido como um passatempo musical no Japão, rapidamente se espalhou a nível mundial e tornou-se um fenómeno global. Foi introduzido pela primeira vez em inglês pelo Japan Times, descrevendo esta tendência emergente na sociedade japonesa, que mais tarde ganhou popularidade no Ocidente.
Deepfake: O termo deepfake apareceu pela primeira vez numa publicação do Reddit em 2017, referindo-se a imagens ou vídeos manipulados para enganar os espectadores, levando-os a pensar que são reais. Com a sua génese nos avanços da Inteligência Artificial, rapidamente se tornou um dos primeiros termos relacionados com a IA a entrar no léxico, tendo ganho muita atenção, mesmo antes do recente boom da IA. À medida que as ferramentas de IA se tornaram mais avançadas, o termo “deepfake” pôs em evidência preocupações prementes sobre a desinformação e a ética dos meios de comunicação digitais, tornando-se uma palavra-chave nos debates sobre a manipulação dos meios de comunicação e a autenticidade na era digital.
Virus: Com origem no latim significa “veneno”, o termo vírus foi inicialmente utilizado na medicina para descrever agentes infeciosos. Na década de 1950, referia-se geralmente a infeções e não à bactéria em si. Mais tarde, o termo foi adotado na informática para descrever software malicioso. Esta evolução reflete a passagem da palavra da terminologia médica para a tecnologia.
Situationship: Popularizado em 2017, situationship descreve uma relação que é mais do que uma amizade, mas não chega a existir um compromisso, descreve um namoro moderno influenciado pelas aplicações. Criado pela jornalista Carina Hsieh na revista Cosmopolitan, o termo ganhou força com o aumento da importância das aplicações de encontros. Selecionado como Palavra do Ano de 2023 da OED, situationship foi considerado como um estatuto de relacionamento pelo Tinder em 2022 e viu um aumento na utilização no TikTok, destacando a sua relevância e controvérsia na atual cultura de encontros.
Artificial Intelligence: Utilizada pela primeira vez em 1955, a inteligência artificial reflecte as pretensões iniciais da inteligência das máquinas, inspiradas no trabalho de Alan Turing. Inicialmente um produto da investigação dos anos 50, a IA evoluiu desde então, moldando a tecnologia global e a vida quotidiana. O seu desenvolvimento foi, em parte, uma extensão do trabalho pioneiro de Turing na década anterior.
Staycation: Foi usado pela primeira vez em 1944 para descrever as férias passadas em casa. O seu ressurgimento reflete a mudança de hábitos das viagens e da crescente valorização do lazer em casa. O termo é formado pela mistura do verbo stay (ficar) e do substantivo vacation (férias), sendo as primeiras evidências encontradas no Cincinnati Post de 1944.
Doom scrolling: Criado há apenas quatro anos, em 2020, o termo “doomscroll” descreve o ato de percorrer incessantemente as notícias angustiantes ou as redes sociais, apesar de nos deixar ansiosos, tristes ou completamente exaustos. É o equivalente digital de assistir a um desastre de comboio, mas não se consegue desviar o olhar.
Rizz: Usado pela primeira vez em 2023, significa charme ou atratividade, usado particularmente em encontros, deriva da palavra carisma. O termo ganhou popularidade em 2022 através da cultura dos jogos e da Internet, em grande parte devido ao YouTuber e ao streamer do Twitch Kai Cenat. Rizz segue um padrão comum de formação de palavras, como flu de influenza e fridge de refrigerator. A sua ascensão, alimentada pelo TikTok e pelas redes sociais, destaca a forma como a cultura da Internet molda a linguagem dos jovens.
Woke: Um novo significado que surgiu em 2014, woke descrevia inicialmente uma maior consciencialização das injustiças sociais e raciais. Começou por ser um termo positivo, que caracterizava a consciencialização de um indivíduo para questões raciais e a discriminação. No entanto, com a crescente polarização política, woke ganhou uma conotação negativa e é agora frequentemente utilizado de forma pejorativa para descrever pontos de vista considerados demasiado liberais.
Edgelord: Usado pela primeira vez como substantivo em 2013, edgelord refere-se a alguém que adopta uma personalidade provocadora para provocar reacções, normalmente online. Popularizado por Stephen Colbert, o termo reflecte a adoção pela cultura da Internet de conteúdos chocantes para chamar a atenção. Agora um elemento básico da gíria em linha, capta o fascínio da era digital pela controvérsia e pelo extremismo.

Mais Recentes

Estudo publicado na revista Nature revela impacto oculto das atividades humanas na natureza

há 9 horas

IRS: novo simulador fiscal permite simular a melhor forma de maximizar reembolso

há 11 horas

Deixe-se levar pela magia da Páscoa no Sheraton Cascais Resort

há 11 horas

Celebre a Páscoa com uma escapadinha em família

há 12 horas

Regule os níveis de açúcar incluindo este alimento (com moderação) nas suas refeições

há 12 horas

Evite os picos de ansiedade pela manhã: coma isto ao pequeno-almoço

há 13 horas

Olhe bem para as suas pernas: podem revelar que está com colesterol alto

há 13 horas

Descubra uma pessoa má em minutos: basta aplicar estes ensinamentos

há 13 horas

«Se quer retardar o o envelhecimento até 30 anos estes 3 alimentos são essenciais», alerta especialista em longevidade de Harvard

há 14 horas

Esqueça tudo o que julga saber sobre envelhecimento: há duas datas a que tem de tomar atenção

há 14 horas

Especialista alerta: «é urgente eliminar imediatamente o óleo destes enlatados; têm 10 vezes mais mercúrio»

há 14 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que estas são as 7 doenças mais comuns

há 15 horas

É o verdadeiro “assassino” do mau colesterol: encontre-o escondido por entre os alimentos

há 16 horas

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 17 horas

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 17 horas

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 18 horas

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 18 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 19 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 19 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.