Já são conhecidos os nomeados dos Remarkable Venue Awards, prémios organizados anualmente pela Tiqets. Após estrear-se em 2022, Portugal volta a ver os seus museus e atrações nomeados.
A edição deste ano introduz duas novas categorias: ‘Melhor Experiência Familiar’ e ‘Melhor Atividade’. A categoria de ‘Melhor Experiência Familiar’ vai premiar os melhores zoos, oceanários, parques de diversões, parques temáticos e parques aquáticos, isto é, atrações que se destinam a famílias. Por sua vez, a categoria de ‘Melhor Atividade’ destacará excursões e passeios turísticos, cruzeiros turísticos, entretenimento, experiências culinárias, atrações e outras atividades excecionais.
Estas duas categorias juntam-se a outras cinco, formando um total de sete categorias. As restantes são: ‘Local Mais Notável’, ‘Melhor Museu’, ‘Melhor Marco Histórico’, ‘Melhor Joia Escondida’ e ‘Local Mais Inovador’.
Os vencedores das sete categorias em cada um dos oito países participantes serão anunciados a 18 de setembro.
Os Remarkable Venue Awards 2023 apresentam uma lista excecional de nomeados, representando os melhores locais e experiências no setor dos museus e atrações. “Temos imenso orgulho em colaborar com estes locais extraordinários e estamos ansiosos por honrar a sua excelência na tão aguardada cerimónia dos Remarkable Venue Awards 2023”, afirmou Laurens Leurink, CEO da Tiqets.
Como são atribuídos os prémios?
O processo é bipartido. Para cinco das sete categorias, a seleção dos nomeados e dos vencedores baseia-se em mais de 1,6 milhões de avaliações atribuídas pelos clientes, no website da Tiqets, às atrações que visitaram. São elas as categorias de ‘Local Mais Notável’, ‘Melhor Museu’, ‘Melhor Marco Histórico’, ‘Melhor Experiência Familiar’ e ‘Melhor Atividade’.
As outras duas categorias – ‘Melhor Joia Escondida’ e ‘Local Mais Inovador’ – são avaliadas por um painel de especialistas do setor, que inclui profissionais como Cristina Salsinha, Innovation Project Manager do Turismo de Portugal, Douglas Quinby, CEO da Arival, Javier Zori, Diretor Web da Viajes National Geographic, Antony Amos, Head of Development & Membership da UKInBound e Frederike van Ouwerkerk, professor na Universidade de Breda nos Países Baixos. Para estas categorias, os museus e as atrações podem candidatar-se autonomamente.