A cera do ouvido não é necessariamente uma sujidade, pelo contrário. Alguns especialistas dizem que a cera do ouvido, diferente do que muitos imaginam, pode ter uma função de lubrificação e proteção no organismo humano. Graças a ela, o corpo impede que objetos pequenos e impurezas acabem por entrar no ouvido, além de dificultar a passagem de água.
A cera pode eliminar bactérias, tudo porque contem um PH mais ácido e tóxico contra esses organismos. Além disso, ela lubrifica o canal auditivo e evita que fique seco, e quando produzida em excesso o próprio canal auditivo se encarrega de empurrá-la para fora.
Prevenção e limpeza
O próprio corpo é capaz de eliminar o acumulado de cera, sem a necessidade de usar cotonete (sendo útil apenas para a limpeza externa da orelha).
Porém, se tem uma alteração no canal auditivo é preciso ter alguns cuidados.
Em primeiro lugar deve visitar o otorrinolaringologista. Se a produção de cera é excessiva, ele vai indicar uma limpeza regular de seis em seis meses para evitar qualquer problema.
Nunca tente lavar seus ouvidos em casa. Realize esse procedimento apenas com o especialista, pois caso o faça de maneira errada pode provocar alguma infeção ou perfurar o tímpano.