A alimentação contém uma variedade significativa de nutrientes, tais como, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e carboidratos.
Quando comemos e bebemos os alimentos são naturalmente absorvidos pela corrente sanguínea o que pode originar algumas alterações no resultado de determinados tipos de exame de sangue.
Exames de diabetes medem os níveis basais de açúcar no sangue depois de um certo período de jejum. Comer antes de fazer o teste pode fazer com que o açúcar no sangue se apresente com níveis mais elevados, originando um resultado impreciso. Pode acontecer um diagnóstico errado.
Jejuar antes do procedimento visa ajudar a melhorar a confiabilidade e a precisão do exame.
Os testes de glicemia tendem a ser os exames que mais frequentemente requerem que se jejue antes de tirar o sangue. Dependendo do tipo, pode ser necessário jejuar até oito horas.
Os testes de perfil lipídico também podem exigir jejum. Estes servem para medir os triglicerídeos, um tipo de gordura encontrado no nosso corpo e também o colesterol.
Qualquer tipo de bebida que não seja água não deve ser ingerida antes de um exame de sangue, exceto se o médico aprovar. Refrigerantes, sucos e álcool carregam quantidades significativas de açúcar, algo que pode interferir nos resultados de testes comuns.