Começamos por revelar que os gatos pretos possuem elevados níveis de melanina tanto no corpo quanto nos pelos.
Geneticamente a linhagem desta raça tem origem na raça norte-americana Bombaim. Acredite, estes são animais dóceis e amigáveis.
A verdade é que se em regiões como o Egito ou a Birmânia todos protegem os gatos pretos enquanto criaturas sagradas, noutras culturas são-lhes atribuídas muitas características histórias negativas.
Na Idade Média, a relação entre os humanos e os gatos tornou-se menos amigável, tudo porque a imagem do animal foi atribuída ao misticismo, fortemente rejeitado na época.
Desse período é feita referência ao episódio das bruxas de Salem o qual também resultou na caça aos gatos pretos.
A população da época denunciou o caso pois acreditava que os gatos eram um tipo de metamorfose das bruxas ou que estavam sobre controle espiritual de outro ser. A verdade é que essa passagem tão trágica da história ainda faz com que muitas pessoas tenham até hoje comportamentos preconceituosos e infundados relativamente aos gatos pretos.
Lendas antigas atribuem os gatos pretos ao misticismo, com algumas pessoas a acreditarem que eles podem ser portais para o universo da espiritualidade.
É da natureza dos gatos proteger o lar. Esotéricos de todo mundo acreditam que os gatos podem alertar as pessoas a sua volta.
São inúmeras as representações artísticas que têm o gato preto como imagem representativa, pois enquanto símbolo, os gatos estão ligados à energia sensual, elegante e misteriosa.