As insolações surgem quando a temperatura corporal aumenta devido à exposição prolongada ao sol , embora também possa ocorrer após intenso esforço físico nos momentos mais quentes do dia.
Os ambientes humidos as habituais ondas de calor desta época do ano e a falta de hidratação não favorecem o corpo, fazendo com que a temperatura aumente sem que percebamos. Quando os 40ºC são ultrapassados os mecanismos reguladores do calor, como a transpiração, ficam sobrecarregados e entram em choque: ocorre a chamada insolação, que em alguns casos pode até causar a morte.
Para evitar isso, é muito importante dar ao corpo a água necessária para lidar com esse calor, para que a temperatura corporal possa ser controlada . Porém, embora seja necessário beber a quantidade recomendada de água (entre 2 e 2,5 litros diários), devemos ter cuidado ao oferecê-la a alguém que sofre de insolação, pois pode ser contraproducente .
A médica de família Isabel Vázquez reconhece que não podemos subestimar as altas temperaturas que ocorrem durante o verão e que, em algumas ocasiões, podem até «ter efeitos graves para a saúde».
Caso ocorra exaustão pelo calor é fundamental agir rapidamente com três passos simples: arrefecer a pessoa, desapertar a roupa e aplicar panos frios.
Porém, embora a hidratação seja fundamental para evitar qualquer tipo de susto relacionado com as altas temperaturas, a médica explicou que não é recomendado dar água durante a insolação: «Não se deve oferecer água, pois pode ser contraproducente. Em vez disso, devemos arrefecer a pessoa afetada e procurar ajuda médica urgente».