<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Jornada Mundial da Juventude: 59 centros de saúde com horário alargado

28 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Fique a par

Quase 60 centros de saúde do país a funcionar com horário alargado, mais de 100 viaturas de emergência médica, quatro hospitais de campanha e 17 postos médicos avançados fazem parte do dispositivo montado para a Jornada Mundial da Juventude, avança a Lusa.

A escassos dias do início do evento religioso, que decorrerá entre os dias 01 e 06 de agosto, o médico António Marques, que preside a Comissão de Gestão do Plano do Ministério da Saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) avançou, em entrevista à agência Lusa, o dispositivo montado no terreno para responder eficazmente a situações que possam ocorrer durante esta iniciativa, onde são esperados cerca de 1,5 milhões de peregrinos.

António Marques disse estarem tranquilos com o dispositivo criado, considerando que “é digno, estruturado e certamente será adequado às necessidades”.

Durante esta semana já há eventos relacionados com a JMJ que estão a acontecer em 17 dioceses ao longo do país em que foi feita “uma análise das necessidades caso a caso” em termos de prestação de cuidados de saúde que serviu também de preparação para a semana que irá acolher em Lisboa o maior evento da juventude católica, que conta com a presença do Papa Francisco.

Segundo o responsável, há 59 centros de saúde que alargaram especificamente o seu horário por causa da JMJ, sendo que no sábado (05 de agosto) vão estar 225 centros de saúde abertos e no domingo, 190, o que representa “um esforço no contexto dos cuidados de saúde primários e no seu atendimento não programado”.

No contexto hospitalar, entrou-se agora na última fase: a urgência e a resposta à emergência, em que há uma parte pré-hospitalar e uma parte hospitalar.

Na fase pré-hospitalar, António Marque revelou que houve um reforço de mais de 100 viaturas, como ambulâncias e motos de emergência, coordenadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), envolvendo também entidades como os bombeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa.

A nível hospitalar, vários hospitais atualizaram e testaram os seus planos de resposta a eventuais situações com múltiplas vítimas, denominados planos de catástrofe, nomeadamente o Hospital de Loures, porque há eventos a realizarem-se neste concelho.

Os centros hospitalares Lisboa Norte, Lisboa Central, Ocidental, Coimbra, Santo António e São João (ambos no Porto) também testaram e atualizaram os seus planos de emergência, o que o médico considerou ser “uma mais-valia para resposta a um eventual incidente inesperado e de exceção”, em que terá de haver “uma resposta em rede, sempre considerando os doentes mais graves”.

Relativamente ao dispositivo no terreno coordenado pelo INEM, que conta com a colaboração da Proteção civil, bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e também do Comité Organizador Local da JMJ, há quatro hospitais de campanha certificados pela Organização Mundial da Saúde, mais dois dos que o inicialmente previstos, que ficarão localizados no Parque Tejo (em terrenos dos concelhos de Lisboa e de Loures), no parque Eduardo VII e em Fátima, e 17 postos médicos avançados, mais sete dos que inicialmente estavam previsto.

“Isto é relevante porque demonstra, por um lado, a capacidade dinâmica, ou seja, à medida que se avalia a situação, os riscos, e se tenta ter uma postura de precaução de gestão de risco, então mobilizamos mais meios”, explicou, sublinhando a importância de serem cautelosos.

Nos postos médicos avançados participam elementos dos bombeiros e da Cruz Vermelha, sendo que 10 estão instalados no Parque Tejo, cinco no parque Eduardo VII, um no Terreiro do Paço e um em Algés.

Há ainda 124 equipas apeadas constituídas por bombeiros e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, coordenadas também pelo INEM, “o que também significa um dispositivo interessante”, além de 76 postos de socorro de nível de suporte básico de vida, onde estão voluntários da JMJ, muitos dos quais são profissionais da saúde.

“Por isso, há aqui um dispositivo que é muito respeitável e robusto”, rematou António Marques.

Mais Recentes

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 3 minutos

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 23 minutos

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 1 hora

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 2 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 2 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 2 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 3 horas

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 3 horas

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 3 horas

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 4 horas

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 4 horas

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 4 horas

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 4 horas

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 5 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 5 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 20 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 21 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 21 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 21 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.