Partilhar

Julho foi o mês mais quente do planeta nos últimos 140 anos

Os dados da agência americana confirmam as conclusões divulgadas no início do mês pelo serviço europeu Copernicus sobre a mudança climática, que também tinha apontado julho deste ano como o mês mais quente já registado.

16 Agosto 2019
Forever Young

O mês de julho foi o mais quente do planeta nos últimos 140 anos, informou esta quinta-feira a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos .

Os dados da agência americana confirmam as conclusões divulgadas no início do mês pelo serviço europeu Copernicus sobre a mudança climática, que também tinha apontado julho deste ano como o mês mais quente já registado.

Segundo os cientistas da instituição americana, durante o mês de julho a média global das temperaturas foi 0,95°C superior à média de todo o século 20, que foi 15,77°C, o que torna julho de 2019 o mês mais quente nos registos da agência, que começaram em 1880.

No relatório, a NOAA lembrou que nove dos dez meses de julho mais quentes da história foram registados desde 2005, sendo os dos últimos cinco anos os que tiveram as maiores temperaturas.

O calor sem precedentes em julho reduziu o gelo nos Oceanos Árctico e Antárctico a mínimos históricos. O gelo do Oceano Árctico atingiu uma baixa recorde em julho, ficando 19,8% abaixo da média – superando a baixa histórica anterior, de julho de 2012. O gelo marinho médio da Antárctica, por sua vez, ficou 4,3% abaixo da média de 1981-2010, atingindo o seu menor tamanho para julho nos registos de 41 anos.

A NOAA afirmou que 2019 foi o ano com maiores temperaturas até ao momento em partes da América do Sul e do Norte, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, assim como na metade meridional de África e em porções do oeste do Oceano Pacífico, do oeste do Oceano Índico e no Oceano Atlântico. O Alasca teve o seu mês de julho mais quente desde que começou a fazer registos, em 2005.

Os recordes de temperatura também foram quebrados em diversos países europeus, como a Alemanha, Bélgica ou Holanda. Em Paris, por exemplo, os termómetros marcaram 42,6°C, a temperatura mais alta já registada na capital francesa, ultrapassando o recorde anterior de 40,4°C alcançado em 1947.

Nesse sentido, o relatório americano ressaltou que entre janeiro e julho deste ano, a temperatura global esteve 0,95 graus acima da média do século passado, que foi de 13,83 graus centígrados, empatando com 2017 como o segundo ano mais quente até o momento (2016 é considerado até hoje o ano mais quente).

As conclusões confirmaram os dados divulgados pelo Serviço de Mudança Climática Copernicus, da União Europeia, em 5 de agosto, embora a margem do novo recorde em comparação com o último, em julho de 2016, tenha sido maior de acordo com os dados dos Estados Unidos.

O novo recorde é ainda mais notável porque o anterior seguiu um forte El Niño, que aumenta a temperatura média do planeta independentemente do impacto do aquecimento global.

Mais Recentes

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 14 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 14 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 14 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 15 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 15 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 15 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 16 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 16 horas

Benefícios que pode retirar do consumo de camarão

há 16 horas

Lisbon Marriott distinguido pela AHP pelo seu compromisso com a sustentabilidade

há 17 horas

Plano para a Resposta Sazonal em Saúde para verão ativado em maio

há 17 horas

Uma hora de ecrã depois de deitar aumenta o risco de insónia em 59%, revela estudo

há 17 horas

Já pode entregar IRS: prazo prolonga-se até junho

há 18 horas

Monte da Amendonça: Retiros que transformam

há 19 horas

Hotel celebra Páscoa com menu especial, oficina de artes e caça aos ovos

há 19 horas

Seis erros comuns na escolha de probióticos (e como evitá-los)

há 20 horas

Hoje, o universo tem uma mensagem importante para estes 4 signos

há 21 horas

easyJet celebra aniversáriocom descontos especiais

há 21 horas

Mais de 4 mil euros: é o que esta agência espacial vai pagar a quem aceitar ficar 10 dias na cama

há 21 horas

Pombos-correio para o marketing? A E-goi lança o Pidgital

há 21 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.