Geras mais sebo se lavas o cabelo todos os dias? Lavar o cabelo com maior frequência aumenta a queda? Por detrás destas perguntas há mitos e incógnitas por desfazer no que refere ao cuidado com o cabelo.
Os especialistas da Atida | Mifarma resolvem as dúvidas sobre este tema que parece fazer todo o sentido em diversos aspectos: o couro cabeludo, os fatores externos e os produtos capilares.
Os grandes mitos
Sobre se lavar o cabelo diariamente altera o equilíbrio natural do couro cabeludo, a farmacêutica e nutricionista da Atida | Mifarma, Reme Navarro, considera que se trata de um mito mais do que confirmado, uma vez que, “Esta decisão é variável e depende de muitos fatores externos como: poluição ou nivel de stress, patologias dermatológicas que afetam o couro cabeludo ou dos produtos que utilizamos para lavar o cabelo”.
Assim mesmo, lavar o cabelo diariamente, sempre foi considerado prejudicial, uma vez que, aumenta a produção de sebo. De qualquer forma, a periodicidade com que lavamos o cabelo “não está relacionada com o sebo, uma vez que, esta substância é gerada nos folículos capilares por outro tipo de fatores como os hormonais”, assinala Navarro.
Por outro lado, outra crença popular sem base cientifica é a de que a higiene capilar diária pode influir na queda. Os especialistas respondem que é um mito com alguns detalhes, uma vez que, o cabelo não cai por excesso de lavagens mas “se falamos um couro cabeludo seco, o excesso de lavagens pode provocar desidratação e descamação que fragiliza a raiz e em ocasiões, provoque a queda de cabelo”, considera a farmacêutica.
O couro cabeludo é a chave!
A frequência com que devemos lavar o cabelo com shampoo depende das características do couro cabeludo, pelo que consoante o mesmo, as pautas a seguir são distintas.
· O couro cabeludo seco não produz demasiada gordura natural, pelo que, “O cabelo fica desprotegido e o debilitamos se o lavamos diariamente”, afirma Navarro.
· Por outro lado, o couro cabeludo oleoso, produz mais sebo que atua como uma barreira protetora pelo que “apenas deve lavar-se quando o notamos sujo, mas, não é conveniente faze-lo diariamente” afirma.
Outros aspetos a ter em conta na lavagem como parte dos cuidados capilares são a textura do cabelo pois determina a rapidez com a qual o sebo passa da raiz ás pontas e os fatores externos. O stress diário ou a poluição são condicionantes na hora de determinar a lavagem capilar.
Os produtos mais adequados para cada cabelo
O tipo de couro cabeludo é o que determina os produtos que se devem utilizar na rutina de lavagem capilar. Um cabelo impecável e saudável depende em grande parte do próprio, ja que, encher a prateleira de todo o tipo de produtos capilares e utiliza-los não é solução.
De acordo com os especialistas, a chave está em encontrar um shampoo adequado ao couro cabeludo e um amaciador de cabelo diário que reduz o encrespamento e aporta brilho ao cabelo. “É muito importante aplicar amaciador diariamente partindo da metade do cabelo em direção às pontas na quantidade correta, sobre tudo quando exista desidratação ou se note secura”, considera Navarro.
Por outro lado, a mascara deve ser utilizada uma vez por semana, deixando-a atuar no couro cabeludo pelo menos cinco minutos e, a rutina de cuidados capilares termina com a utilização do sérum como um plus de força e hidratação que se aplica nas pontas.