<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ler para Crer: Life in The Big City, de Will Eisner

1 Maio 2020
Forever Young

A sugestão literária semanal da equipa Escrivaninha, na nova rubrica “Ler para Crer”.

Conheci Will Eisner, aquele que é considerado o pai da banda desenhada, através de uma novela gráfica intitulada Um Contrato com Deus, tendo ficado, de imediato, rendida às pequenas mas universais narrativas e, sobretudo, aos desenhos cuja sensibilidade pulula tanto aos olhos de um leigo como de um ilustrador profissional. Mas, apesar de este ser um livro cuja leitura e atenta apreciação aconselho vivamente, hoje falo-vos de uma outra obra do célebre desenhador e argumentista americano, intitulada Life in the Big City.

 

Com prefácio de Neil Gaiman — que, aliás, aconselho a lerem depois da obra em si, de modo a evitar revelações precoces no que à trama diz respeito — esta é uma novela gráfica que nos leva numa incursão pela vida diurna e noturna, solar ou soturna de Nova Iorque, ou, na verdade, de qualquer outra grande cidade. Afinal, é muito provável que os leitores se reconheçam, e de alguma forma se vejam retratados, nas cenas que compõem este acurado retrato urbano.

 

Exímio observador do espaço, dos objectos, dos trauseuntes e da cauda narrativa que cada um deles pode conter, Will Eisner conjuga a perícia técnica do desenho com a capacidade de dotar o traço da alma desses mesmos espaços e das personagens que o habitam.

 

Aqui encontramos pequenas cenas citadinas, como as que abrem o livro, e se desenrolam, por exemplo, sobre uma sarjeta: o anel rejeitado pela prostituta pedida em casamento e que o esgoto acolhe; a arma caída que, oculta, permite a um criminoso uma fuga discreta; uma chave perdida — a única solução que permitiria o prolongamento de um affair com muitos constrangimentos.

 

Muitas são as vezes em que Eisner coloca a tónica nos próprios espaços e objectos — centrando as suas (deliciosas) narrativas em torno de uma boca de incêndio ou de uma mail box — ou mesmo nos cheiros, ritmos, sons e na própria concepção do tempo e da tumultuosa ocupação do espaço urbano.

 

Em Life in the Big City também se ilustra o anonimato aparente, nas pessoas absortas no metro, das quais emergem diferentes pensamentos (dos mais quotidianos aos mais recônditos), o voyeurismo, os diálogos demasiado leves de dois amigos que se reencontram fisicamente mas que nunca se chegam a olhar.

 

 

Há depois histórias ligeiramente mais longas — nunca romantizadas ou cliché — especialmente dedicadas a certas personagens a que é dado mais desenvolvimento.

 

É o caso da trágica história de Sanctum, um discreto engomador que, no jornal, lê a notícia do seu falecimento — escrita por uma redactora conhecida pelo particular brio laboral. Devido a um rol de estranhos e trágicos acontecimentos, potenciados pela falsa notícia, a identidade do protagonista é impediosamente apagada e Sanctum acaba mesmo por morrer, vítima do sistema que parece não reconher a excepção e o erro.

 

A história do incêndio que envolve uma mãe e um bebé, a de Gilda, que mantém, pela vida fora, um caso amoroso com um poeta cuja poesia nunca chega a ser publicada ou o ódio comezinho entre sogra e nora — que se avoluma e assume as proporções de uma verdadeira tragédia grega — são só algumas das muitas tramas que compõem este volume.

 

Eisner põe a nu o automatismo em que a cidade pode mergulhar, dizendo que, apesar de tudo, há ainda vida dentro dele, e (com ela), o amor, o desejo, a ambição, o acaso e todas as suas consequências.

 

Tenho pena de já ter lido este livro por não o poder ler, outra vez, pela primeira vez.

 

Livro: Will Eisner’s New York: Life in the Big City

Prefácio: Neil Gaiman

Autor: Will Eisner

Editora: W.W Norton & Company

 

Elsa Alves

 

(texto escrito de acordo com a antiga ortografia)
A Escrivaninha é uma equipa de freelancers que se dedicam à revisão, edição, tradução e produção de texto, criada por quem conhece e reconhece a beleza mas também os ardis da língua portuguesa. Conheça melhor os nossos serviços aqui.

 

 

 

 

Mais Recentes

Passar tempo de qualidade com os netos pode ajudar a que viva mais 20 anos

há 4 horas

Há quem diga que sim, mas será mesmo este o signo mais falso?

há 4 horas

O mundo (e Portugal) atravessam tempos difíceis: como podemos alcançar a felicidade?

há 4 horas

Apesar de frequentemente criticado este alimento pode realmente ajudar o seu metabolismo

há 5 horas

Enxaqueca: novo medicamento retarda sintomas pré-existentes

há 5 horas

Pouco espaço em casa? Ikea tem uma poltrona que se transforma em cama

há 5 horas

Depois do cinema Robert De Niro anuncia abertura do seu primeiro hotel: saiba onde ficará localizado

há 6 horas

Quase 17 mil euros é quanto custa o menu mais caro do mundo

há 6 horas

Esta região bem conhecida dos portugueses adia aumento do imposto turístico

há 6 horas

Este é quarto de hotel mais luxuoso do mundo: cada noite custa mais de 85 mil euros

há 6 horas

Cinco estratégias simples para “reprogramar” os genes e viver melhor

há 7 horas

Descontos até 50%: venha celebrar a beleza com esta promoção de O Boticário

há 7 horas

Ikea inaugura o seu primeiro hotel aqui bem perto (e a 5 minutos da praia)

há 7 horas

Nunca ignore os conselhos das pessoas nascidas nestas 10 datas

há 7 horas

Estas são as 5 cidades mais felizes do mundo em 2025

há 9 horas

Chega hoje às lojas e vai esgotar: LIDL apresenta um super aspirador e o melhor é o seu preço

há 10 horas

Tenha o cabelo com que sempre sonhou com esta novidade da Mercadona (por menos de 4 euros)

há 10 horas

Como evitar burlas com chamadas internacionais de números desconhecidos

há 10 horas

Como fazer o pedido de reforma em 2025: todas as respostas aqui

há 10 horas

Óbito: Morreu Francisco Gonçalves, figura icónica da comunidade motard de Castelo Branco

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.