Ricardo Baptista Leite, Chair do ‘NOVA Center for Global Health’, foi anunciado como um dos 205 líderes globais selecionados para o programa Líderes da Fundação Obama. O programa envolve participantes de todo o mundo no desenvolvimento de competências de liderança e de envolvimento cívico, com o objetivo de aumentar o impacto do seu trabalho nos setores público, privado e social.
Baptista Leite é um dos 36 Líderes participantes no programa ‘Leaders Europe’ e o primeiro português de sempre a ser selecionado para o prestigiado Programa de Líderes da Fundação Obama.
“Ser o primeiro português a integrar o programa de Líderes da Fundação Obama é uma honra enorme. Este reconhecimento reflete o compromisso que temos com a saúde global e as políticas públicas que impactam positivamente a vida das pessoas em todo o mundo,” afirma Ricardo Baptista Leite.
“Acredito profundamente que a liderança ética e o envolvimento cívico são fundamentais para enfrentar os desafios globais. Este programa permite-me colaborar com líderes inspiradores de todo o mundo, aprender com eles e, juntos, criar um impacto positivo e duradouro nas nossas comunidades,” acrescenta.
De nacionalidade luso-canadiana, Baptista Leite tem formação médica em doenças infeciosas e uma vasta experiência em saúde global, sistemas de saúde e políticas públicas. Atualmente, é CEO da ‘HealthAI – The Global Agency for Responsible AI in Health’, com sede em Genebra. Com mais de 15 anos de experiência académica, é Presidente do Board do Harvard-Charité Global Health Policy Lab em Berlim e Chair do ‘Center for Global Health’ na NOVA Information Management School (NOVA IMS), em Lisboa. Anteriormente, cumpriu quatro mandatos como Deputado à Assembleia da República, integrando as comissões de saúde e dos negócios estrangeiros, e é vereador em Sintra.
Baptista Leite é fundador e presidente da ‘UNITE Parliamentarians Network for Global Health’, uma rede de parlamentares atuais e antigos de 112 países. Completou estudos de pós-graduação na Universidade Johns Hopkins, na Harvard Kennedy School of Government e na Harvard Medical School. Trabalhou como médico no Serviço Nacional de Saúde português durante vários anos, incluindo uma colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Durante a pandemia de COVID-19, foi médico voluntário no Hospital de Cascais e, mais recentemente, numa missão humanitária no Hospital Regional de Lviv, na Ucrânia.
No âmbito deste programa de seis meses, os Obama Leaders irão reunir-se semanalmente em sessões interativas focadas no desenvolvimento das suas capacidades de liderança, na construção de relações profundas com os seus pares e na interação com líderes de pensamento e membros da comunidade da Fundação Obama. Os participantes terão ainda a oportunidade de participar em diversas experiências virtuais e eventos especiais, incluindo conversas individuais com mentores da rede global da Fundação.
Lançado em 2020, o programa ‘Leaders Europe’ reflete o legado de Barack e Michelle Obama e o seu profundo compromisso com a Europa, focando-se em valores partilhados e na liderança ética. O programa visa criar uma rede de líderes que impulsionam mudanças positivas e inovadoras nas suas comunidades em todo o continente e no mundo. O grupo de líderes europeus 2024-2025 trabalha em áreas diversas, como a crise climática, democracia e envolvimento cívico, diversidade e inclusão racial, direitos dos refugiados e pessoas com deficiência, entre outras.
O programa ‘Leaders’ da Fundação Obama foi concebido para inspirar, capacitar e conectar líderes emergentes de África, Ásia-Pacífico, Europa e Estados Unidos, com o objetivo de promover mudanças significativas nas suas comunidades e no mundo. Para mais informações, visite obama.org/leaders.