Lisboa passará a dispor a partir de 1 de dezembro, do Passe Cultural que contempla a gratuitidade de acesso aos equipamentos culturais, sob gestão direta da EGEAC e da autarquia, a jovens até 23 anos, inclusive, e a maiores de 65 anos residentes em Lisboa.
«A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito das medidas de combate à inflação e de apoio às famílias, prolonga-se até 30 de junho de 2023, e abrange um total de 47 equipamentos culturais da cidade. Estão incluídos teatros, museus, galerias, cinemas, salas de ensaio e residências artísticas, bibliotecas e arquivos (estes já de acesso livre), geridos pela EGEAC e pela Direção Municipal de Cultura da autarquia», avança a camara. .
Para beneficiar do Passe Cultural, os ingressos de entrada devem ser obtidos nos locais, uma vez que a medida não contempla bilhetes adquiridos através de plataformas de venda eletrónica. Estão igualmente excluídos ingressos para acesso a projetos culturais e espetáculos em coprodução, de produção exclusiva por terceiros, meros acolhimentos ou com fins de beneficência.
Espaços abrangidos pelo Passe Cultural
LU.CA-Teatro Luís de Camões
São Luiz Teatro Municipal
Teatro do Bairro Alto
Castelo de São Jorge
Cinema São Jorge
Museu do Fado
Casa Fernando Pessoa
Galerias Municipais de Lisboa
Atelier-Museu Júlio Pomar
Museu Bordalo Pinheiro
Museu de Lisboa (todos os polos)
Museu da Marioneta
Museu do Aljube Resistência e Liberdade
Padrão dos Descobrimentos
Bibliotecas Municipais
Salas de ensaio e residências artísticas do Polo Cultural das Gaivotas/Boavista