Manchas vermelhas na pele? Conheça aqui as principais causas

Este é um sintoma que pode ser tanto sinal de algo mais grave, como de algo menos preocupante.

O aparecimento de manchas vermelhas na pele é algo que deve merecer sempre a nossa atenção. Isto é algo que pode estar associado a eczemas, a casos de psoríase ou até a doenças mais graves. Sempre que este sintoma aparece é fundamental que consulte um médico capaz de fazer um diagnóstico mais exato.

Nos casos mais leves o tratamento pode implicar apenas a toma de analgésicos, anti-inflamatórios ou antibiótico. Assim como o uso de certos cremes.

Descubra agora em maior detalhe as principais causas associadas a este tipo de manchas vermelhas.

 

  1. Alergias

Neste caso as manchas são de tamanho médio. Podem ser vermelhas ou brancas, mas habitualmente causam uma forte comichão. Surgem após o contacto com plantas, pelos de animais, ingestão de remédios, picadas de inseto, intoxicações alimentares, etc.

Devem ser tratadas com a prescrição de remédios para as alergias.

 

  1. Micose

Estas manchas podem ser bastante grandes e afetam uma região bem delimitada do corpo. Pode acontecer a formação de pequenas bolhas e a descamação da área.

Devem ser tratadas com o uso de remédios antifúngicos e por vezes antibióticos.

 

  1. Eczema

Estas manchas causas muita comichão e podem inchar com facilidade. São mais frequentes em crianças e podem tornar-se num problema recorrente ao longo da vida.

Devem ser tratadas com o uso de remédios anti-alérgicos e aplicação de pomadas ou cremes corticoides.

 

  1. Psoríase

Neste caso as manchas apresentam um centro branco com bordas vermelhas e secas. Com o passar do tempo estas podem descamar e causar comichão. São mais frequentes antes dos 30 anos e depois dos 50 anos. Não são contagiosas e estão relacionadas com fatores genéticos.

Devem ser tratadas através da aplicação de cremes ou pomadas anti-inflamatórias.

 

  1. Rubéola

Estas manchas são pequenas e ligeiramente elevadas. Provocam comichão. Normalmente começam a aparecer no rosto e espalham-se depois pelo corpo. Duram cerca de 3 dias.

Deve ser feito um acompanhamento médico e eventualmente sugerido a toma de paracetamol até que a doença esteja controlada.

 

  1. Cancro da pele

Neste caso pode aparecer pequenas manchas ou feridas avermelhadas de formato irregular. Aumentam de tamanho ao longo do tempo e podem causar sangramento.

O tratamento pode implicar cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, de acordo com as indicações do médico.

 

  1. Dermatite atópica

Estas manchas vermelhas causam um elevado desconforto e pode aparecer em diversas regiões do corpo. Provocam muita comichão e, com o tempo, podem implicar uma ligeira descamação da pele.

Devem ser tratadas com o uso de pomadas e cremes com corticoides.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...