Melancia, a fruta refrescante cheia de benefícios. Conheça os 9 principais

A melancia é uma fruta surpreendentemente saudável. Possui alto teor de água e também fornece muitos outros nutrientes importantes, incluindo licopeno e vitamina C.

 

A melancia é uma fruta deliciosa e refrescante que também é boa para a sua saúde.

Contém apenas 46 calorias por talhada, mas é rica em vitamina C, vitamina A e muitos compostos vegetais saudáveis.

A melancia é uma fruta surpreendentemente saudável. Possui alto teor de água e também fornece muitos outros nutrientes importantes, incluindo licopeno e vitamina C.

Estes nutrientes significam que a melancia não é apenas uma saborosa fruta com poucas calorias – também é muito bom para sua saúde.

Conheça os 9 principais benefícios para a saúde de comer melancia.

1. Ajuda a hidratar

Beber água é uma maneira importante de manter o corpo hidratado.

No entanto, comer alimentos com alto teor de água também pode ajudar. Curiosamente, a melancia é 92% de água.

Além disso, um alto teor de água é uma das razões pelas quais frutas e legumes ajudam a sentir-se satisfeito.

A combinação de água e fibra significa que está a comer um bom volume de alimentos sem muitas calorias.

2. Contém nutrientes e compostos vegetais benéficos

Quanto às frutas, a melancia é uma das mais baixas em calorias – apenas 46 calorias por talhada (154 gramas). É mais baixo do que as frutas com pouco açúcar, como as frutas de baga.

Uma talhada de melancia também contém muitos outros nutrientes, incluindo estas vitaminas e minerais:

Vitamina C: 21% da ingestão diária de referência (IDR)
Vitamina A: 18% do IDR
Potássio: 5% do IDR
Magnésio: 4% da IDR
Vitaminas B1, B5 e B6: 3% da IDR

A melancia também é rica em carotenóides, incluindo beta-caroteno e licopeno. Além disso, possui citrulina, um aminoácido importante.

Visão geral dos antioxidantes mais importantes da melancia:

Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante que ajuda a evitar danos celulares causados ​​pelos radicais livres.

Carotenóides
Os carotenóides são uma classe de compostos vegetais que incluem alfa-caroteno e beta-caroteno, que seu corpo converte em vitamina A.

Licopeno
O licopeno é um tipo de carotenóide que não se transforma em vitamina A. Este potente antioxidante confere uma cor vermelha aos alimentos vegetais, como o tomate e a melancia, e está associado a muitos benefícios à saúde.

Cucurbitacina E
Cucurbitacina E é um composto vegetal com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. O melão amargo, um parente de melancia, contém ainda mais cucurbitacina E.

3. Contém compostos que podem ajudar a prevenir o cancro

Cientistas estudaram o licopeno e outros compostos vegetais individuais da melancia pelos seus efeitos de prevenção do cancro.

Embora a ingestão de licopeno esteja associada a um menor risco de alguns tipos de cancro, os resultados do estudo são variados. O elo mais forte até agora parece estar entre o licopeno e os cancros do sistema digestivo.

4. Pode melhorar a saúde do coração

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo.

Factores de estilo de vida, incluindo dieta, podem diminuir o risco de ataque cardíaco e derrame, reduzindo a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Vários nutrientes da melancia têm benefícios específicos para a saúde do coração.

Estudos sugerem que o licopeno pode ajudar a diminuir o colesterol e a pressão sanguínea. Também pode ajudar a prevenir danos oxidativos ao colesterol.

De acordo com estudos em obesos, mulheres na pós-menopausa e homens, o licopeno também pode reduzir a rigidez e a espessura das paredes das artérias.

A melancia também contém citrulina, um aminoácido que pode aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo. O óxido nítrico ajuda a expandir os vasos sanguíneos, o que reduz a pressão sanguínea.

Outras vitaminas e minerais da melancia também são bons para o seu coração. Estes incluem vitaminas A, B6, C, magnésio e potássio (1Trusted Source).

5. Pode diminuir a inflamação e o stress oxidativo

A inflamação é um dos principais fatores de muitas doenças crónicas.

A melancia pode ajudar a diminuir a inflamação e os danos oxidativos, pois é rica em antioxidantes anti-inflamatórios licopeno e vitamina C.

Num estudo de 2015, ratos de laboratório foram alimentados com pó de melancia para suplementar uma dieta não saudável. Comparados ao grupo controle, eles desenvolveram níveis mais baixos da proteína C-reativa do marcador inflamatório e menos stress oxidativo.

Num estudo anterior, os humanos receberam sumo de tomate rico em licopeno com adição de vitamina C. No geral, os marcadores de inflamação diminuíram e os antioxidantes aumentaram. A melancia possui licopeno e vitamina C .

Como antioxidante, o licopeno também pode beneficiar a saúde do cérebro. Por exemplo, pode ajudar a retardar o início e a progressão da doença de Alzheimer.

6. Pode ajudar a prevenir a degeneração macular

O licopeno é encontrado em várias partes do olho, onde ajuda a proteger contra danos oxidativos e inflamação.

Também pode prevenir a degeneração macular relacionada com a idade. Este é um problema ocular comum que pode causar cegueira em idosos.

O papel do licopeno como um composto antioxidante e anti-inflamatório pode ajudar a impedir que esta degeneração se desenvolva e piore.

7. Pode ajudar a aliviar a dor muscular

A citrulina, um aminoácido da melancia, pode reduzir a dor muscular. Também está disponível como um complemento.

Curiosamente, o sumo de melancia parece aumentar a absorção de citrulina.

Um pequeno estudo deu aos atletas sumo de melancia puro, sumo de melancia misturado com citrulina ou uma bebida com citrulina. Ambas as bebidas com melancia levaram a menos dor muscular e recuperação mais rápida da frequência cardíaca, em comparação com a citrulina por si só.

8. É bom para pele e cabelos

Duas vitaminas da melancia – A e C – são importantes para a saúde da pele e do cabelo.

A vitamina C ajuda o corpo a produzir colágeno, uma proteína que mantém a pele macia e o cabelo forte.

A vitamina A também é importante para a pele saudável, pois ajuda a criar e reparar as células da pele. Sem vitamina A suficiente, a sua pele pode parecer seca e escamosa.

O licopeno e o beta-caroteno também podem ajudar a proteger a pele das queimaduras solares.

9. Pode melhorar a digestão

A melancia contém muita água e uma pequena quantidade de fibra – ambas importantes para a digestão saudável.

A fibra pode fornecer volume para as fezes, enquanto a água ajuda a manter o trato digestivo em movimento com eficiência.

Comer frutas e legumes ricos em água e em fibras, incluindo melancia, pode ser muito útil para promover movimentos intestinais normais.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...