10 mudanças para melhorar a sua vida aos 50 anos

Melhore a sua qualidade de vida com estas dez dicas.

1. Deixe de fumar

Abandonar os cigarros é sempre uma medida aconselhada pela comunidade médica em particular, pelos prejuízos causados pelo fumo do tabaco. Mesmo tendo fumado até aos 50, deixar um hábito negativo é sempre uma resolução que o nosso corpo agradece, independentemente da idade que tenhamos.

2. Seguir uma alimentação e rotina de sono saudável

Pode ser tentador usar o nosso tempo livre para repor algumas horas de sono perdidas durante a semana de trabalho, mas o mais recomendável continua a ser deitar e acordar às mesmas horas. O corpo humano demora a adaptar-se a um diferente ciclo de sono. Para evitar que passe a sentir-se cansado e futuros problemas durante o sono, deve manter, sempre que puder, a rotina de sono a que o seu corpo já está habituado.
A alimentação, tal como o sono, deve ser sempre saudável, tenha 20, 40 ou 50 anos, mas a partir de uma certa idade deve ter alguns maiores cuidados com a comida e as doses que leva à boca. Tudo de uma forma regrada e equilibrada.

3. Exercício físico regular

Não interessa muito o que faz, desde que implique algum movimento da sua parte. Este é um bom conselho, seja qual for a sua idade, mas siga a máxima: “parar é morrer!”. Não é literal, mas para o corpo humano se manter ativo, os seus músculos e tecidos precisam de se mexer.
Há uns anos, o seu corpo, naturalmente, começou num processo de perda de massa muscular, por isso torna-se cada vez mais vital que mantenha o seu corpo ativo com exercício físico frequente. Mas opte por fazer algo de que goste, para que seja mais fácil para si continuar uma prática dos exercícios que não sejam maçadores.

4. Comece a escrever um diário

Guardar as nossas memórias é uma parte importante da vida e se for nas nossas palavras, tanto melhor. Várias lembranças, sobretudo as boas, vão entreter-nos e deixar com alguma nostalgia um dia mais tarde. Pode, também, guardar alguns pensamentos seus do momento, que no futuro poderá aproveitar, ou quem sabe, achar como pode um dia ter pensado tal coisa. Inclusivamente, pode lembrar efemérides importantes.

5. Aproveite as suas poupanças e invista

Sem deixar de continuar a guardar algum dinheiro, aproveite e comece a fazer alguns pequenos investimentos em coisas que o façam feliz. Ainda tem alguns anos de trabalho pela frente e por isso não descure a sua conta poupança. Não guarde a sua felicidade para mais tarde e invista em si.

6. Persiga o objetivo de uma vida

Na sequência do conselho anterior, este pode ser, também, o momento ideal para apostar de uma forma mais séria naquele objetivo com que sempre sonhou desde que se lembra de ser alguém. Seja empreendedor e arrisque num projeto em que sempre acreditou que teria sucesso e que o faça feliz.

7. Valorize e preocupe-se mais consigo e com o que tem

A verdadeira felicidade é aquela que se consegue com o que nos é possível. Deste modo, aprecie mais o que tem e as coisas que faz. Vai ver que a vida lhe vai dar mais motivos para sorrir. Dê menos atenção aos outros e ao que eles possam pensar de nós, estime-se mais e considere o que lhe pode trazer maior felicidade, pois nós devemos estar no topo das nossas prioridades.

8. Seja mais paciente com os erros alheios

Reforce a sua capacidade empática e tenha uma maior compreensão com os erros dos outros. Lembre-se de que já passou pelo tempo e pelas dificuldades dos mais novos. Quanto às falhas de pessoas do seu escalão etário, pense antes de falar e não perca a compostura com algo que não depende de si.

9. Nunca é tarde para novas experiências

Sempre quis ir a um concerto de heavy metal, ler um best-seller, ver um filme galardoado há 20 anos ou fazer uma viagem a um local paradisíaco e ficar num resort de cinco estrelas? Não guarde para amanhã o que pode fazer hoje.

10. Evitar excesso de tempo nas redes sociais

As redes sociais podem proporcionar momentos de diversão e até contacto com amigos e familiares, mas não exagere. Privilegie o contacto pessoal e saia de casa sempre que possível para as suas interações sociais.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...