As varizes estão ligadas à má circulação. Esta condição, bastante comuns nas mulheres, embora também possam afetar os homens, é causada por paredes e válvulas venosas fracas ou danificadas , o que pode fazer com que o sangue se acumule ou flua na direção oposta para onde deveria ir, que é o coração.
O aparecimento de varizes ocorre quando as veias aumentam de tamanho e incham.Geralmente surgem devido a problemas de circulação a qual acontece em resultado de uma série de fatores, como o excesso de peso, a obesidade ou permanecer muito tempo sentado ou em pé. Além disso, a possibilidade de ter varizes é maior se houver histórico familiar .
Sintomas aos quais é preciso estar atento
-
Veias azuis, esverdeadas e salientes
-
Comichão ou ardor
-
Mudança de cor na pele ao redor das veias
-
Pernas inchadas, cansadas e pesadas
-
Dor persistente e incómoda nas pernas
-
Peso dos pés
-
Cãibras nas áreas afetadas
Além de representar um problema de circulação, as varizes também implicam desconforto no físico e na aparência. Para as evitar deve-se praticar exercícios, usar roupas de compressão e ter uma boa alimentação.
-
Vitamina C : reforça o sistema imunológico, previne a formação de coágulos sanguíneos e fortalece os capilares e artérias. Kiwis, laranjas, limões e pimenta vermelha são ricos em vitamina C.
-
Vitamina B3 ou niacina – aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos. Para obter esta vitamina é recomendado comer frango, amendoim, atum ou ovos.
-
Vitamina E: também ajuda a prevenir a formação de coágulos no sangue e dilata os vasos sanguíneos para uma circulação adequada. Amêndoas, avelãs, peixes e abacate seriam alimentos muito ricos em vitamina E.
-
Vitamina K : proporciona oxigenação nas veias e a falta desse nutriente pode causar hemorragias internas. Se você deseja ingerir a vitamina K necessária, não deve faltar em sua dieta espinafre, azeite, repolho, brócolos, aspargos ou beterraba.