Cuide de si
Ficar sozinho e apreciar a própria solidão são duas das atividades essenciais para o autoconhecimento. Portanto, reserve tempo para se abrandar e para fazer coisas de que realmente gosta.
Aprenda a sair sozinho para conhecer aquele restaurante que sempre quis, dedicar-se a um hobby, ouvir um álbum de seu artista favorito, dançar na sala, fazer maratona para ver uma série… tenha o seu espaço.
Conviva com pessoas de quem gosta
Ficar sozinho é importante, mas como seres sociais precisamos do contato com outras pessoas.
Tire tempo para estar – fisicamente, se possível – com pessoas de quem gosta. Este tempo de qualidade melhorará bastante a sua vida.
Registe os seus sentimentos
Esta é uma técnica muito usada na terapia cognitivo comportamental. Anotar como se sente ao longo do dia ajuda a rastrear a origem dos seus sentimentos negativos. Além disso, pode precaver situações que possam causar-lhe algum mal.
Quando se coloca algo sobre o qual pensou no papel, o sentimento fica mais palpável, logo, menos assustador.
Diminua o tempo nas redes sociais
As redes sociais têm um papel importante no aumento dos diagnósticos de ansiedade e depressão. As publicações nos feeds trazem muitos sentimentos de comparação, causando um grande impacto.
Cuide do seu corpo
Inúmeras pesquisas mostram que os exercícios físicos podem atenuar os sintomas de ansiedade e depressão. Faça uma atividade física que seja do seu agrado.