Partilhar

Menopausa: mais de 50% das mulheres admitem estar numa fase má ou muito má da vida

Quatro em cada em cinco mulheres consideram que este é um tema pouco ou muito pouco falado na sociedade portuguesa.

26 Junho 2024
Sandra M. Pinto

64% das mulheres em perimenopausa ou em plena menopausa admitem estar numa fase má ou muito má da vida, e nove em cada 10 são afetadas por pelo menos um sintoma durante este períodoEm média, as mulheres experienciam sete sintomas diferentes, destacando-se entre os mais comuns a gordura abdominal (57%), as ondas de calor (55%), as insónias/perturbações de sono (54%) e a fraqueza/cansaço (47%). Estas são algumas das conclusões do estudo “Menopausa: Como é vivida pelas mulheres em Portugal”, promovido pela Wells e realizado pela Return On Ideas, com coordenação científica do médico ginecologista e obstetra Joaquim Neves.

 

O estudo conta com uma amostra de mil mulheres entre os 45 e os 60 anos e procura compreender como as portuguesas vivem a menopausa, abordando questões como desinformação e impreparação, principais efeitos, cuidados adotados e o acompanhamento clínico desta fase da vida. Sendo uma experiência única para cada pessoa, o estudo revela que mais de metade (56%) das mulheres sentem os primeiros sinais antes dos 50 anos, com uma em cada quatro a começar a ter sintomas antes dos 46 anos. Para a maioria, os sintomas duram até dois anos e 34% das mulheres em plena menopausa consideram-nos intensos ou muito intensos.

 

O documento aponta para uma preocupante falta de preparação e informação entre as mulheres, com 81% a assumir não saber distinguir bem a menopausa da perimenopausa. Devido a esta falta de conhecimento, 52% das mulheres sentem-se pouco ou nada preparadas e 61% das mulheres em perimenopausa não planeiam tomar medidas preventivas antes dos primeiros sintomas. O documento indica também que o acompanhamento médico na menopausa é insuficiente: 38% das mulheres que se apercebem da aproximação à menopausa não procura um especialista ou demora pelo menos um ano a fazê-lo; 14% em plena menopausa ou pós-menopausa não tem qualquer acompanhamento por um profissional de saúde e 73% não faz qualquer tratamento específico.

 

A saúde mental é uma das dimensões mais afetadas nesta fase da vida, com 29% das mulheres em perimenopausa ou plena menopausa a avaliar o seu estado de saúde psicológico como pouco ou nada saudável, um dado que sustenta a ideia defendida por vários especialistas de que existe uma ‘janela de vulnerabilidade’ para a depressão e para a ansiedade nos anos da perimenopausa e subsequentes à menopausa. O inquérito confirma que estes efeitos são ainda pouco reconhecidos, com 63% das mulheres a não associar sintomas como falta de memória, dificuldade de concentração, ansiedade e depressão à menopausa.

 

A vida sexual das mulheres é também profundamente afetada durante este processo. O estudo mostra que 46% das mulheres em plena menopausa ou pós-menopausa com parceiro(a) reconhecem efeitos negativos na vida sexual, e 37% refere a perda de libido como um dos principais fatores que contribuem para uma vida sexual menos satisfatória.

 

Sobressaem igualmente as repercussões na autoimagem, com 39% das mulheres em plena menopausa ou pós-menopausa a admitirem que a sua autoestima foi afetada negativamente. Mais de metade das mulheres (55%) admitem que a menopausa alterou a forma como se veem, com os aspetos negativos, como o aumento de peso ou o parecer mais velha, a prevalecerem sobre os positivos.

 

O inquérito demonstra que persiste um silêncio em torno deste assunto e que as mulheres optam por abordar o tema em círculos fechados: 72% discute a menopausa entre amigas, e a maioria das que estão num relacionamento (60%) escolhe não falar sobre a situação o tema com o parceiro. As inquiridas indicam ainda a falta de apoio da sociedade e do mercado, com quatro em cada cinco mulheres a considerarem haver pouco debate sobre o tema, e três em cada cinco acreditam que as marcas devem ser mais proativas na resposta às necessidades das mulheres na menopausa.

Mais Recentes

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 18 minutos

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 17 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 18 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 18 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 18 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 19 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 19 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 19 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 20 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 20 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 21 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 21 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 22 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 22 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 23 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 23 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 23 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 24 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 24 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.